Ninguém merece cuidar com tanto amor e carinho do jardim para ele ser danificado por bichinhos intrusos, não é mesmo?
Mas, infelizmente, é isso que acontece muitas vezes quando lesmas, caramujos e caracóis invadem o espaço e estragam as plantinhas, deixando-as cheias de buracos.
Diferente dos caracóis que possuem uma concha menos resistentes, a dos caramujos é desenvolvida para aguentar grandes pressões.
Além de se alimentar de plantas, o caramujo de jardim transmite doenças. A esquistossomose e a fasciolíase, por exemplo, são causadas por parasitas que habitam o interior do caramujo e podem trazer riscos para a saúde humana.
Por isso, para evitar o contágio de uma dessas doenças deve-se lavar bem as frutas e verduras presentes em seu jardim. No entanto, caso notar que suas plantas estão muito afetadas por resquícios de caramujos, evite o consumo delas.
A dengue é outra doença que você deve se preocupar com o caramujo, já que a casca desse pequeno molusco é resistente. Ou seja, ela pode se tornar um local propício para acúmulo de água e viveiro de mosquitos.
Outra desvantagem para seu jardim é que o caramujo se reproduz rapidamente. Em apenas um ciclo, a fêmea do caramujo pode botar até 600 ovos, aumentando o número desses parasitas.
Ou seja, caso localize algum desses invasores no seu jardim, elimine eles imediatamente.
Os caramujos gostam de locais úmidos e sombreados, além de aparecerem principalmente em épocas de frio.
Se você quer que suas plantas sejam as únicas moradoras do seu jardim, é hora de acabar com esses invasores cascudos.
Caso tenha poucos caramujos, uma maneira prática é eliminar eles os caçando manualmente. No entanto, utilize luvas de proteção para não ter contato direto com ele.
Agora, se perceber que a população de caramujos está descontrolada, algumas soluções mais precisas devem ser aplicadas.
Uma delas é inserir plantas repelentes em seu jardim. Acrescentar pés de alecrim, salsinha, sálvia, alho e gengibre é uma opção menos impactante para seu jardim e sem afetar suas demais plantas.
Outra solução é o uso de produtos para controle de pragas. Para a eliminação de caramujos, se recomenda lesmicidas, que afetarão o caramujo de jardim diretamente.
E acima de tudo, não torne seu jardim um criadouro propício desse parasita. Em suma, não deixe objetos e entulhos acumulados no seu jardim. Se possível, cuide do jardim, deixe a vegetação com pequeno tamanho e sempre limpe a área em que as plantas estão.
Dessa forma, seu jardim só poderá abrigar suas plantas, que irão crescer fortes e bem verdes.
Para acabar com esse problema na sua plantação em casa, a melhor solução é criar iscas capazes de atraí-los para, em seguida, fazer a sua eliminação manualmente.
Como esse tipo de animal pode transmitir doenças, lembre-se de sempre utilizar luvas ou sacolas plásticas nas mãos ao tentar retirá-los de suas plantas.