Mesmo sendo uma planta muito resistente, o bambu pode sofrer o ataque de algumas pragas e doenças, como é o caso da broca-do-bambu (Rhinastus latistermus) e do caruncho-do-bambu, mal que ataca a planta cortada.
Para evitar que essas pragas prejudiquem toda a cultura, muitas vezes com prejuízo incalculável, são necessários alguns cuidados básicos, como a limpeza da plantação, vigilância quanto ao aparecimento desses insetos, para proceder a seu extermínio, que poderá ser praticado pelo própria pessoa através de métodos simples, ou de métodos mais complexos, sob a orientação de agrônomo ou técnico especializado.
Broca-do-bambu
Controle cultural
Consiste basicamente na remoção manual das pragas adultas localizadas nos caules das plantas e simultaneamente à destruição das larvas novas, que geralmente aparecem nos gomos furados.
O trabalho de remoção manual requer boa observação para prevenir que algum inseto passe despercebido, acarretando a reincidência da praga. O ideal é que o terreno seja delimitado por partes, o que, além de facilitar o trabalho, agilizá-lo-á ainda mais, pois a pessoa saberá mais facilmente qual a área a ser vasculhada, evitando que alguns setores deixem de ser higienizados.
Controle químico
Se verificado que o método aludido não resultou no controle desejado, pode-se optar pelo processo de combate químico, no qual é recomendável a orientação prévia de um técnico especializado, para evitar intoxicação, utilização de processo inadequado e até problemas mais graves como atentar contra a saúde de pessoas residentes nas proximidades ou transeuntes.
A Coordenadoria de Pesquisa Agropecuária do Instituto Agronômico de Campinas – São Paulo indica como preparado químico para o controle da broca-do-bambu a solução química Lorsban, concentrado emulsionável a 48% (usar 1 ml por litro de água).
Caruncho-do-bambu
É considerada pelos especialistas como uma praga que ataca somente a planta cortada, inutilizando completamente seus caules. A Coordenadoria de Pesquisa Agropecuária do Instituto Agronômico de Campinas recomendava para o controle dessa praga uma solução de óleo diesel misturada com inseticidas atualmente de uso restrito pelo Receituário Agronômico, dada a sua toxidez, por isso, não deixe de consultar um agrônomo.
Seca-do-bambu
Causada por organismo pertencente à família Thelephoraceae, provoca o ressequimento dos caules e impede o desenvolvimento dos brotos novos.
Tomentella é o gênero a que pertence o organismo causador da seca-do-bambu e que faz os brotos apodrecerem, impossibilitando a expansão natural da planta. O sintoma mais típico da moléstia é o crescimento farináceo branco-acinzentado, formado pelas basídias do fungo causador.
Medidas profiláticas
Essa moléstia ataca preferencialmente os brotos novos e seu controle é difícil. Uma das orientações é que se removam as folhas das touceiras portadoras de sinais da doença, e em seguida se proceda à aplicação de uma calda bordalesa.
Monday, 10. October 2011
Por favor gostaría de saber sobre doenças que atacam também ao bambu-de-jardim. Tenho varias touceiras deste tipode bambu plantado ao longo de um muro. Até o ano passado todas as touceiras estavam bem, frondosas e crescendo. Desde o começo deste ano várias touceiras começaram a definhar, algumas chegando a secar. Temo que talvez seja algum tipo de doença, já que estão em local ensolarado, solo é molhado regularmente e sendo que já coloquei terra nova junto as touceiras. Poderia ser o carruncho do bambu ? Agradeço e aguardo comentários
Friday, 20. January 2012
Gostei de saber um pouco mais sobre o bambu. No quintal de minha casa, há muito anos, corrigi uma erosão plantando bambus no buraco que segurou a terra. Recentemente, em BH, tive uma dor de cabeça com bambus fininhos que um morador trouxe e plantou no jardim que se alastrou e comçeou a surgir por todo lado na calçada de pedra portuguesa. Foi chato, desagradável, mas não outro jeito a não ser arranjar as raízes por ele se alastrou e acabar com o mesmo. É bonito sabemos todos, mas é difícil mante-lo num jardim grande sem que se espalhe.
Sunday, 20. November 2016
Meu. Bambu tem 26 anos enorme este ano começou aparecer sementes e. Sumindo as. Folhas nunca. Tinha. Acontecido e. Normal