Quem costuma passar férias no campo ou mesmo no litoral em casa com jardim, deve ter notado a ocorrência de lesmas e caracóis em atividade no período noturno. Algumas pessoas devem ter se deparado também, com caramujos gigantes, provavelmente da espécie Achatina fulica, que foi introduzida no país e tornou-se uma praga.
Os moluscicidas a base de metaldeído funcionam satisfatoriamente para o controle tanto das lesmas quanto dos caracóis, desde que corretamente utilizados. Por isso, deve-se ler atentamente o conteúdo do rótulo.
O metaldeído é perigoso para organismos aquáticos e não deve ser aplicado em terrenos agrícolas adjacentes a cursos de água, além de ser perigoso para as faunas doméstica e selvagem. Desta forma, animais domésticos devem ser impedidos de acessar a área controlada por uma semana.
A utilização de porta iscas, como pratinhos de vasos com telha por cima para que as iscas sejam ali depositadas, impede que a isca fique umedecida, tome chuva ou mesmo impede que animais entrem em contato com ela. Não se deve utilizar os caracóis mortos na alimentação humana ou animal, pois estão contaminados.
Para as infestações mais baixas, onde poucos organismos são visualizados, recomenda-se a utilização de cascas de legumes e frutas, bem como folhas de verduras, dispostas em folhas de jornal, ao entardecer. Antes de o sol nascer, deve-se ir até o jardim ou horta e coletar as lesmas e caracóis presentes no alimento e desprezá-los.
Estopa embebida em cerveja também é um bom atrativo e o mesmo procedimento acima descrito deve ser aplicado.