Quando não cuidamos bem de nossas plantas, algumas pragas e doenças acabam aparecendo e caso não seja tomada uma providência de imediato, podemos perdera tal espécie e até um cultivo inteiro. Acontece que mesmo quando damos a atenção necessária ao nosso jardim, ele ainda fica sujeito ao ataque dessas pragas que surgem naturalmente na verdade.
Nesse caso a maioria é benéfica à planta, porém como algumas pessoas acabam não se preocupando justamente por esse motivo, ela deixa de ajudar para prejudicar o desenvolvimento da sua plantinha.
Isso é muito comum com lesmas e caracóis. Quem tem um jardim em casa com certeza já se esbarrou com um desses dois animaizinhos ou até mesmo uma comunidade inteira, ficando na dúvida sobre como expulsá-los de seu jardim sem ser agressivo.
Vamos aprender de fato como tirar as lesmas e os caracóis do seu jardim sem precisar necessariamente exterminá-los de vez.
Passo a passo de como se livrar desses indesejáveis seres
Como foi citado mais acima, as lesmas e os caracóis podem virar uma praga em seu jardim quando ele não está bem cuidado. Então para evitar que isso aconteça, elaboramos um passo a passo para você, com algumas dicas de como deixar o seu espaço limpo e livre o ataque desses dois bichinhos que podem se tornar um verdadeiro incomodo para a sua plantação. Confira.
Passo 1 - As lesmas e caracóis podem surgir separadamente em uma única planta ou atacar várias em seu jardim. Saber exatamente onde elas estão agrupadas é importante para eliminar o problema de vez.
Então ache o “ninho” delas e comece a eliminação por ele, dessa forma esses bichinhos não irão se espalhar muito. Eles geralmente se acomodam em suas plantas no período da primavera, então nos meses dessa estação é indicado que você fique atento a isso.
Passo 2 - Remova todas as plantas secas e deixe a areia totalmente limpa. Deixar as ferramentas que você usa para a manutenção do seu jardim também em bom estado faz uma diferença danada.
Passo 3 - Objetos que não fazem parte do seu jardim e acabam se acumulando como entulhos também devem ser removidos. Isso geralmente acontece com uma lata que você deixa de canto, pedaço de madeira que fica encostado na parede, plantas velhas que já passaram do seu ciclo de vida e muitos outros. Esse tipo de objeto é o maior responsável para a proliferação das lesmas e dos caracóis.
Passo 4 - Cultive algumas espécies que favorecem o aparecimento de insetos que ajudam no combate de pragas. Três boas opções de plantas são as Anemone x hybrida, campainhas e equináceas.
Passo 5 - Sempre que encontrar uma lesma ou um caracol, remova-o manualmente e leve-o para um lugar bem distante do seu jardim, principalmente se você não quiser matar o bichinho.
Passo 6 - Para identificar melhor por onde andam as lesmas e os caracóis do seu jardim, basta iluminar o local com uma lanterna a noite. Nesse período, com a luz artificial você encontrará rastros luminosos e esse é o indício de que alguma lesma ou caracol passou por ali.
Se você encontrar esses rastros em plantas, pulverize-as bem com água e sabão que é uma forma de proteger a planta de um novo ataque.
Passo 7 - Se você quer eliminar de vez as lesmas que atacam o seu jardim, você pode jogar sal sobre elas. Esses animais são muito sensíveis à desidratação.
Dicas para eliminar as lesmas e caracóis das plantas
Vocês viram mais acima como evitar que as lesmas e os caracóis se aproximem da sua planta. Agora se elas já estivem sendo atacadas, você saberia como agir? Então vamos conhecer alguns detalhes que fazem muita diferença nesse caso.
* Armadilha para lesmas: Corte uma garrafa de 1 litro de água pela metade e a enterre de cabeça para baixo sem retirar a tampa. Preencha esse recipiente com cerveja e cubra com um pano ou um prato raso deixando em um local bem estratégico em seu jardim.
A cerveja acabará atraindo diversas lesmas que se alojarão na parte de cima da garrafa. Isso acontece muito no período da noite, então bastará eliminar pela manhã até que seu jardim fique livre desse ataque.
* Armadilha com casca de batatas: Nesse segundo caso de armadilha, você precisará apenas colocar um prato com cascas de batata próximo à plantas que estejam sob o ataque de lesmas. Durante a noite elas se acumularão sobre o prato e pela manhã você precisa apenas eliminá-las.
* Armadilha com laranja: Assim como nos dois casos acima, se você colocar uma laranja próximo à plantas infestadas as lesmas com certeza serão atraídas e você precisará apenas eliminá-las. Lembrando que a laranja deve estar aberta. Você pode substituir a laranja por melão.
* Espalhando leite pelo local: Lembra-se da nossa primeira dica com a cerveja? Basicamente você fará a mesma coisa só que dessa vez irá usar leite. A diferença é que nesse caso você vai colocar o leite diretamente no solo e ao redor das plantas atacadas.
Se não quiser derramar o leite no solo, você pode ensopar um pano, de preferência estopa e colocar aberto perto da planta. As lesmas e os caracóis irão se acumular embaixo desse pano durante a noite e então você precisará apenas recolher e eliminar.
Barreiras naturais contra lesmas e caracóis
Existem algumas barreiras naturais que você pode utilizar em seu jardim para evitar que as lesmas e os caracóis ataquem as suas plantas. Vejamos algumas dessas barreiras.
* Coloque cascas de ovos misturadas com casca de carvalho ao redor da planta. Essa mistura vai desidratar as lesmas que tentarem se aproximar da sua plantação.
* Espalhe cal, cinzas de madeira ou farelo de aveia ao redor das suas plantas. Esse 3 elementos irão eliminar as lesmas e caracóis do seu jardim.
* Coloque alguns vasos de cerâmica invertidos em seu jardim e de preferência contra os raios do sol. Deixe-os um pouco levantados do chão de forma que crie uma sombra, mas nenhuma altura muito grande. Durante o dia, com certeza as lesmas e caracóis serão atraídos para esses vasos porque esses animais buscam sombra constantemente. Basta então eliminá-los.