Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cochonilha

Cuidar de plantas pode ser uma tarefa prazerosa, que encanta todos aqueles que amam uma boa atividade botânicas. Mesmo assim, não é simples como parece e muitas vezes, as nossas espécies favoritas acabam caindo na garra de pragas que não perdoam as lindas plantinhas.

Por isso, é preciso sempre ficar muito atento e ter tempo, além de muita paciência, para cuidar de um jardim. As cochonilhas por exemplo, são parasitas muito comuns no âmbito das plantas e costumam assolar até mesmo os maiores plantios. Neste caso, saiba quem são elas e como elimina-las do seu cultivo.

Informações gerais
As cochonilhas podem ser denominadas de várias formas e são as espécies de pragas que mais existem no mundo inteiro, sendo consideradas as que mais vivem em grande quantidade por muito tempo em grandes ou até mesmo pequenas plantações.

Assim, elas podem ser inseridas em diversos gêneros, filos e categorias. Mesmo assim, possuem nomes populares que são os seguintes: Cochonilha, Cochonilhas-de-escama, Insetos-escama e as famosas Lapinhas.

Estão colocadas na ordem Hemiptera, na classe Insecta e no no filo Arthropoda, além de estarem incluídas no Reino Animalia.

As partes mais afetadas por estes parasitas são os pequenos brotos, o caule, flores no geral, sendo crescida sou não, folhas, frutos, raízes e pequenos ramos em desenvolvimento.

Ao atingir uma planta, está pode sofrer com diversos sintomas. O principal e o que ocorre na maioria das vezes durante um ataque é o enrolamento e enrugamento das folhas ainda no começo de seu desenvolvimento, sendo prejudicadas ao crescer.

Além disso, as pragas podem gerar o subdesenvolvimento da planta como um todo, afetando estruturas bastante importantes para a sua sobrevivência. Podem criar casquinhas sobre as folhas, sobre o caule, as brotações, nos frutos e nas pequenas raízes.

Llaveia axin

O que são cochonilhas?
As cochonilhas são denominadas pequenos insetos que são da família Coccoidea. Devido as grandes perdas agrícolas que causam, são muito importantes para estudo e o conhecimento desses pequenos insetos se torna essencial para quem deseja agregar algum valor econômico a plantação, seja ela grande ou pequena.

Além de serem as grandes vilãs de várias plantações espalhadas pelo mundo, alguma variantes de Cochonilhas podem ser de grande importância para a indústria. As espécies como a Llaveia axin, podem produzir verniz para o benefício das indústrias de móveis.

A laca, por exemplo, pode ser produzida pela espécie Laccifer lacca. A famosa Ceroplastes ceriferus pode produzir a cêra. Até mesmo medicamentos podem ser fabricados com a ajuda desses insetos, incluindo a espécie Ceroplastes ceriferus também.

Já o corante carmim para a tintura de vários objetos pode ser feito com a espécie Dactylopius coccus.

Além de todos os benefícios, existem ainda aquelas espécies que produzem especiarias quando são coletadas por abelhas. As conhecidas Apis mellifera produzem uma secreção muito adocicada que leva a produção de um mel muito especial e saboroso.

Dactylopius coccus.

Variação entre as espécies
As cochonilhas podem ser espécies bem variadas, diferenciando-se especialmente nas suas cores. Algumas podem ser muito brancas, camuflando-se em algumas estruturas mais claras das plantas.

Outras costumam ser bem alaranjadas, possuindo cores bastante marcantes, podendo ser ainda mais perigosas. Elas também podem se diferencias por um aspecto mais físico, onde algumas são mais cerosas e outras possuem textura semelhante ao do algodão.

Muitos desses parasitas podem ser coloridos, sendo que muitas podem ser vermelhas, verdes, marrons, cinzas, dentre outras. O formato também pode variar de uma espécie para a outra: Muitas podem ser compostas por bolinhas, escamas, conchas ou as famosas cabeças de prego.

Ceroplastes ceriferus

Machos e fêmeas
Na maioria das vezes, são as fêmeas as grandes vilãs das plantas, até porque são elas que são capazes de sugar a seiva diretamente da base da espécie. Elas apresentam uma estrutura mais leve, com um aparelho sugador, sendo que quando atacam as plantas, costumam produzir substancias que servem como um escudo contra inseticidas e outros inimigos.

Já os machos apresentam uma parte física bem diferente. Muitos deles são menores do que as fêmeas e possuem asas. Quase não atacam as plantas de uma forma arrebatadora, mas pode acontecer dos mesmos serem eliminados com mais facilidade, já que não possuem uma auto proteção como as fêmeas.

Os machos costumam ser mais fracos por duram cerca de dois dias aproximadamente, enquanto que as fêmeas podem durar toda a fase adulta.

Formas de controle
As cochonilhas costuma possuir uma forte resistência para inseticidas comuns e uma forma preventiva pode ser a solução. Para as espécies que possuem uma grossa carapaça, no caso de muitas fêmeas, o produto fica impenetrável, sendo inútil no combate as pragas de uma forma geral.

Os inseticidas podem apenas afetar os machos ou as fêmeas mais jovens, conhecidas como ninfas e que podem ser bem frágeis a determinados produtos.

Outras formas alternativas de controle podem ser a produção caseira da famosa Calda de fumo que acaba sufocando o animal. A pulverizações de emulsões de sabão e óleo mineral também costuma ser bastante útil no combate as pragas, sejam fêmeas ou machos.

Esta combinação resulta em uma camada impermeável que se forma em cima do inseto, impedindo-o de respirar. Dessa maneira, as cochonilhas acabam morrendo também por sufocamento.

cochonilhas (Medium)

O controle biológico também pode se ruma boa opção, utilizando aqueles animais que costumam se alimentar desses insetos tão terríveis. Joaninhas e algumas espécies de vespas são muito usadas neste tipo de controle e ajudam a manter a plantação longe desses vermes.

Este é mais um motivo pelo qual se deve evitar inseticidas: estes podem acabar matando os principais predadores das cochonilhas e além do mais, estes mesmos animaizinhos podem acabar com a vida de alguns pulgões e muitas outras pragas.

Abelhas que costumam polinizar uma plantação também podem ser usadas como controle biológico, também podendo ser prejudicadas com o uso de inseticidas indevidos.

Neste caso, sempre opte pela forma mais saudável de controle, sem comprometer esses seres mais benéficos ou até mesmo o produto que está sendo cultivado.

paisagemneve

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.