Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosa

A maioria das plantas  necessitam de podas regulares para que cresçam e se desenvolvam satisfatoriamente mas, sem dúvida nenhuma , para as roseiras as podas são indispensáveis e devem ser feitas anualmente. O melhor período para se proceder a poda das roseiras é durante o inverno, entre os meses de Julho e Agosto. É nesta época que as roseiras entram numa espécie de dormência quando a temperatura cai para próximo de 10ºC, por isto essa é a época ideal.

Muitos falam que a poda deve ser feita na “lua certa”. Não existe nada comprovado a respeito, mas, não custa nada dar uma força para a natureza e podar as roseiras sempre na lua minguante, considerada a mais adequada.

Uma poda para cada tipo
Existem inúmeros tipos de roseiras e, claro, uma poda especial para cada tipo:

A Baixa
Esta é ideal para rosas-rasteiras, híbridas-de-chá , sempre-floridas, miniaturas e biscuit. É considerada a poda mais drástica. Deve ser feita, de tempos em tempos, nas roseiras trepadeiras, cercas-vivas e arbustivas, para que rejuvenesça as hastes e favoreça uma floração abundante. Para realizá-la, comece fazendo uma limpeza, cortando todos os galhos secos, velhos, fracos e mal formados. A seguir, corte todas as ramas a uma altura de 20 a 25 cm, tendo como base o ponto de enxerto. Para favorecer a brotação, faça o corte em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

A Alta
É recomendada para cercas-vivas e roseiras arbustivas. Em primeiro lugar faça uma boa limpeza de todos os ramos velhos, fracos e mal-formados. Depois, tomando como base o ponto de enxerto, faça a poda na altura de 80 cm a 1 metro. Deixe as hastes mais fortes um pouco mais longas e procure manter uma altura adequada ao local onde a roseira está plantada. Este tipo de poda pode ser usado também para as roseiras trepadeiras e silvestres, só que um pouco mais suave.

A Parcial
É indicada para roseiras silvestres e trepadeiras, que produzem hastes longas, com 3 a 4 metros de comprimento. Durante o primeiro ano de crescimento, estas hastes não florescem, sendo o período ideal para educar seu crescimento. Comece fazendo a limpeza das hastes secas, velhas e fracas. A seguir, poda-se as outras hastes, na medida de 1/3 de seu comprimento total. O restante da haste deve ficar preso ao tutor, em forma de arco, para que todas as gemas aparentes possam brotar.

cutecolorsplant3a

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    claudia 
    Sunday, 10. July 2011

    gostei muito do post, mas no meu estado que e o pará só possui duas estações ao ano inveno e verão .
    como eu devo fazer?

  2. eu gostei muito disso me ajudou muito