Para manter o seu jardim sempre bonito e saudável, é preciso dedicar-se a algumas tarefas essenciais, como adubar, regar, trocar de vaso para incentivar o crescimento e, claro, se atentar a como podar plantas para evitar doenças e estimular o surgimento de folhas mais saudáveis.
Como algumas plantas podem crescer sem uma forma bem definida, a poda impede que ramos maiores suguem mais alimentos que os menores e enfraqueçam o vegetal. Além disso, galhos que recebem menos luz são prejudicados pelos que crescem de forma desordenada e podem adoecer mais facilmente, contaminando os que estão sadios.
Como podar plantas de ambientes internos
Para espécies de ambientes internos, local em que o espaço não é tão abundante quanto na natureza, a poda também serve para evitar envergamentos e conservar a ornamentação do lugar.
A forma de como podar plantas não é complicada. Você deve, simplesmente, cortar galhos e folhas indesejadas. Fique atento ao tipo de ferramentas utilizadas, pois elas devem ser adequadas e limpas, para que as plantas não sejam danificadas ou fiquem vulneráveis a doenças.
O melhor momento para fazer a poda
Também é importante saber a época certa para realizar a poda. Isso depende do tipo de planta que se cultiva. O ideal é conhecer as fases da vida de cada espécie para obter um resultado satisfatório.
Em todo caso, especialistas orientam que os cortes para impulsionar o rejuvenescimento do vegetal sejam feitos no fim do inverno, período no qual a maioria das plantas volta a crescer.
As fases da lua são outro fator de referência para saber como podar plantas, porque influenciam no resultado. A lua minguante é uma boa época para aparar os galhos. Outra boa dica é realizar o corte no período da tarde para que o local cicatrize durante a noite.
Para roseiras, a melhor época para fazer o corte, no Sudeste do Brasil, é entre agosto e setembro. Na região Sul, os melhores meses são setembro e outubro.
Esse é o período em que a planta sai de seu descanso e começa a ficar ativa novamente, por conta do aumento da temperatura e da umidade do ar. A poda da roseira tem como função a renovação da planta.
Como cortar plantas do ambiente externo
Para as plantas que ficam no ambiente externo, principalmente as frutíferas, a poda é importante tanto no verão quanto no inverno. A maneira como podar plantas durante o frio deve ser feito nos galhos grossos.
Esse é um cuidado com flores e frutos, para que nasçam maiores, mais belos e mais resistentes. A poda de verão deve ser realizada nos galhos menores, que costumam crescer muito nessa época.