Podar as árvores do jardim para que elas cresçam frondosas, não fiquem presas na rede elétrica, não interfiram na circulação nem destruam telhados exige técnicas apropriadas. E há uma época adequada para não afetar o crescimento. A poda de árvores nas calçadas e em outros espaços públicos é responsabilidade da administração pública, não dos moradores, que podem ser multados se decidirem cortá-las sem autorização. Saiba quais são as recomendações para podar as árvores do seu jardim.
Saiba qual a espécie de árvore que você pretende podar. Cada espécie tem um ciclo de vida e uma função específica. Identifique se é uma árvore ornamental ou frutífera
Defina o tipo de poda de que a árvore precisa.
- Poda de formação
É realizada quando a árvore é jovem para a copa atingir cerca de dois metros de altura.
Mantenha os três galhos mais fortes e eqüidistantes que partem do tronco principal e retire os restantes.
Imagine que a árvore deve ficar como uma mão que sustenta uma bandeja na ponta dos dedos.
- Poda sanitária: é uma tarefa de manutenção.
Extraia todo material vegetal morto ou danificado, como galhos secos, podres, quebrados ou mal desenvolvidos, raízes deformadas, etc.
Lembre-se de que a estrutura principal da árvore será composta pelos três galhos escolhidos anteriormente. Você deve conservar apenas os galhos que crescerem deles na direção exterior da árvore. Isso favorecerá a entrada de ar e sol, necessários para a fotossíntese.
- Poda incentivadora da floração e frutificação
É quando a árvore já tiver com forma (de mão sustentando uma bandeja), selecione as gemas (olhos) que você acha que terão uma boa floração.
Retire os brotos ou vergônteas menos fortes. Assim, toda a produção da planta se concentrará nas gemas escolhidas, aumentando o tamanho das flores ou dos frutos.
Muitas árvores devem ser podadas no final do inverno, antes da brotação.
Nesta época, a árvore tem suas reservas de alimentos altas, o que é essencial para gerar um sistema de defesa. Mas o melhor é se informar sobre qual é o período ideal de poda para cada tipo de árvore.
Não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore de uma vez.
Uma poda exagerada pode prejudicar a árvore e fazer com que ela morra. Tudo o que for feito na copa pode interferir nas raízes e vice-versa.
Escolha as ferramentas adequadas para os diferentes tipos de corte.
Você precisará de tesouras de mão, tesouras de maior alcance para galhos mais altos, serrotes, serrotes em arco e motosserra.
Suas ferramentas precisam estar bem afiadas e limpas, para evitar que uma planta doente contagie a outra.
Tome todas as medidas preventivas para evitar acidentes.
Use arnês, luvas, capacete protetor com óculos, cordas resistentes, escada, andaimes ou cestas hidráulicas.
Atenção: Antes de fazer uma poda, informe-se sobre as normas da sua cidade. Para árvores de grande porte, o melhor é contratar um serviço especializado, com experiência, ferramentas e estrutura adequadas.