O dinheiro-em penca é uma planta também conhecida no âmbito popular como tostão, mosquitinho e dinheirinho. Pertence à família da Commelinaceae, e nativa da América Tropical (América Central e América do Sul).
A família botânica Commelinaceae se caracteriza por apresentar espécies vegetais herbáceas e perenes, que possuem folhas macias. Geralmente as plantas dessa família são utilizadas no paisagismo e na ornamentação de ambientes.
As espécies vegetais possuem distribuição nas regiões tropicais do planeta, e são encontradas abundantemente em países como México, Brasil e no continente africano.
É considerada planta rasteira de pequeno porte com tendência herbácea que alcança entre cinco e trinta centímetros de altura. Apresenta folhagem ampla e por consequência traz características ornamentais.
Trata-se de uma espécie vegetal herbácea, rasteira e que possui um porte pequeno porte, pois atinge uma altura que varia de 05 a 10 cm. A planta possui ciclo de vida perene e apresenta um crescimento muito rápido. Além disso, possui uma folhagem densa e de características ornamentais. O dinheiro-em-penca se caracteriza por apresentar uma textura bastante fina e delicada, por isso é muito valorizada pelos paisagistas.
O caule da planta se caracteriza por ser cheio de ramos, filamentoso e comprido. O caule possui cor roxa e uma grande quantidade de folhas. As folhas são pequenas e bastante delicadas, além de serem cerosas (aspecto de cera).
As partes inferiores das folhas são de cor roxa e suas flores são de cor branca e de tamanho pequeno, mas não apresentam a mesma importância ornamental que as folhas. O dinheiro-em-penca pode ser usado principalmente como forração à meia sombra, formando volumosos canteiros.
Quando essa espécie vegetal é cultivada em vasos ela fica com aspecto de planta pendente. Por isso, a sua utilização em vasos suspensos e jardineiras é muito requisitado, pois acaba ressaltando a beleza dessa espécie vegetal formando belos cachos verdes.
A planta acaba sendo usada em locais com iluminação parcial ou regular, como garagens e outros ambientes com essas características.
É uma planta que está se popularizando e sendo cada vez mais cultivada, inclusive pela crença popular que diz que quando a pessoa ganha um vaso desta planta de presente, ela vai ter muita sorte e dinheiro.
Cultivo e cuidados com o Dinheiro-em-penca
A espécie vegetal deve ser cultivada à meia sombra e preferencialmente em solo fértil. O solo para manter os níveis de fertilidade deve sofrer aplicação de material orgânico e ser irrigado de maneira regular.
A irrigação pode ser feita todos os dias nos períodos mais quentes do ano e que tenham pouca umidade relativa do ar. É necessário que sejam tomados cuidados para que o solo não fique encharcado, o que pode causar pragas e doenças devido ao surgimento de fungos.
Para o bom cultivo da planta, é interessante usar o solo típico de regiões de clima tropical, que se caracterizam por serem ricos em material orgânico e bem fofo. Caso não habite em uma região com esse tipo de clima e o solo não seja desse tipo, opte em adaptar o solo, fazendo a adição de uma pequena quantidade de fertilizante antes de fazer o plantio da planta do dinheiro.
O dinheiro-em-penca não suporta o frio, nem ventos fortes e nem ser pisoteada. Devido não tolerar o frio, a planta não deve ser colocada em salas que tenham e usem ar condicionado. Apesar da planta não tolerar o frio, ela não pode ser cultivada sob pleno sol, pois o sol deixa a planta com coloração vermelha e pode queimar as suas folhas. Por isso é interessante cultivá-la embaixo de outras árvores.
Quando a planta é cultivada sob sombra constante, ela perde a sua densidade e cresce com entrenós maiores. Nessas condições o dinheiro-em-penca fica com coloração verde, em caso de não ser pisoteada.
O dinheiro-em-penca precisa que o solo seja adubado periodicamente, podendo ser mensal na época da primavera e do verão. Essa é uma espécie vegetal que se adapta com facilidade a diversos tipos de jardins, sendo indicado o seu cultivo e plantio para regiões rochosas e para lugares que apresentem umidade.
Multiplicação
O dinheiro-em-penca se propaga através da divisão de seus ramos enraizados e por estaquia.
É facilmente multiplicada através da divisão de seus ramos enraizados, para isso, basta cortar um ramo diretamente da planta e colocar o mesmo em um vaso com substrato rico em material orgânico. Depois é necessário deixar o solo úmido, até que nasçam as raízes, a planta deve ficar em local sombreado.
A multiplicação por estaquia consiste em formar estacas com pedaços dos ramos da planta, em locais úmidos de forma que a planta consiga se desenvolver e gerar novas espécies.
O dinheiro-em-penca propaga e alastra com grande facilidade. Para formar um belo vaso ornamental de planta de dinheiro, basta colocar vários ramos e deixar que os mesmos se desenvolvam.
Para que o dinheiro-em-penca se desenvolva de forma plena e saudável, basta seguir as dicas e cuidados, de forma que a sua planta ficará sempre bela para compor forrações e vasos de planta de dinheiro belíssimos. E não se esqueça de pelo menos uma vez ao mês aplicar fertilizantes de origem mineral para que a planta do dinheiro se conserve saudável e bonita.
Dicas de Cultivo
01 – O cultivo deve acontecer sob condições de meia-sombra e com solo fértil, leve e repleto de matéria orgânica, além da irrigação regular, tida como indispensável ao cultivo da espécie;
02 – A planta não tolera pisoteio, ventos fortes ou mesmo frio em alta intensidade. Cultivo precisa acontece em baixo do sol pleno que queima as folhas e torna o tronco com tonalidade avermelhada;
03 – Quando está sob sombra intensa à espécie perde o aspecto denso e cresce parte em formato desigual por causa da nutrição desequilibrada;
04 – Para preparar as mudas se faz necessário cortar o ramo e colocar em substrato rico em matéria orgânica. Procure deixa úmido pelo menos até as raízes nascerem;
05 – Procure proteger a parte funda do vaso com pequenas pedras e areias no sentido de garantir drenagens qualitativas;
06 – Adicione mistura de terra preparada para plantar. A espécie precisa de nutrientes em excesso.
Usos gerais do Dinheiro-em-penca
Para fazer jarros de decoração natural basta colocar alguns ramos ordenados conforme a criatividade. Especialistas apontam que a espécie pode ser interessante para coberturas ou mesmo complementar canteiros estabelecidos à meia sombra, de preferência nas regiões com chuvas regulares e clima ameno.
Em extensos canteiros ela cobre o solo e por consequência mantêm a umidade para as plantas do espaço, servindo como ajuda básica para filtrar as constantes poeiras geradas no ar e por consequência não permitindo crescimento aos inços e auxiliando para que aconteça a desejada forma de tapete.
Quem deseja cultivar para comercializar deve retirar os ramos quando estiverem com 10 cm e depois colocar em sacos de substrato composto por orgânicos e enterrar. Use caixotes de madeira para acomodar as unidades e facilitar o manuseio até a comercialização. Opte por cultivo protegido com 50% de sombra para manter a umidade do substrato.