O visco (Phoradendron flavescens ou Viscum album) é uma planta parasita que cresce em árvores, particularmente, de madeira de lei, como carvalho e maçã.
Um parasita é uma planta ou animal que precisa de outra planta ou animal para sobreviver.
Como o visco cresce em uma árvore, ele coloca suas raízes em seu casco e pega os nutrientes desta árvore. Às vezes, o visco prejudica a árvore e causa deformidades em seu galhos, mas, normalmente, não a mata. Se ela morrer, ele também morre. ar.
O visco é uma planta parasita que cresce em árvores
Ele produz seu próprio alimento por fotossíntese e é capaz de viver sozinho, embora seja mais encontrado em árvores.
É comum ele crescer em cima de outro visco. É fácil de ser encontrado no inverno porque suas folhas são verdes o ano todo. Nos Estados Unidos, ele cresce em regiões tropicais e subtropicais (de Nova Jersey até a Flórida).
Tem folhas pontudas, verdes e parecidas com couro, com frutinhas com aparência de cera, podendo ser vermelhas ou brancas.
Suas flores podem ser de muitas cores, desde vermelho forte até amarelo e verde.
A ingestão de visco pode causar sérias dores de estômago e diarréia e, em alguns casos, até a morte.
Caso haja visco (ou seja, uma guirlanda) em sua casa neste Natal, certifique-se de que esteja em um local fora do alcance de crianças e animais.
Espalhando as sementes
As frutinhas vermelhas e brancas que crescem no visco são comidas por pássaros que deixam suas fezes em seu local favorito: no galho de uma árvore. Estas fezes contêm sementes que brotam raízes nos galhos das árvores. Os pássaros também ajudam a espalhar a semente quando limpam seus bicos nos cascos das árvores para se livrarem das sementes grudentas depois que comem. As sementes são grudentas porque há seiva dentro das frutinhas. Isso ajuda a manter as sementes na árvore, em vez de caírem no chão. Dentro de seis meses, o visco começa a crescer, embora leve cinco anos para dar flores.
Friday, 19. March 2010
Sonya,
Gostei muito do seu blog, as informações sobre plantas são bem completas e interessantes.
Quero apenas deixar um esclarecimento:
Você escreveu que “Um parasita é uma planta ou animal que precisa de outra planta ou animal para sobreviver.”
Na verdade, um parasita é qualquer ser vivo que se alimente de outro, causando-lhe prejuízo (doenças ou morte).
Vírus parasitam bactérias, plantas e animais; bactérias e fungos também parasitam outros seres vivos.
Necessitar de outro ser vivo para sobreviver não caracteriza, obrigatoriamente, um caso de parasitismo, afinal todos dependemos de outros…
Aqui no nordeste esta planta é chamada erva-de-passarinho (não sei se a nova ortografia tirou o hífen) e é muito comum nas árvores.
Foi muito bom saber que é o mesmo visco falado nos filmes e desenhos animados.
Abraços,
Amara Pedrosa