A erva de passarinho (Struthantus flexicaulis) é uma planta parasita pertencente a família Loranthaceae, que recebe este nome devido a forma de dispersão de suas sementes.
Nos meses de inverno quando a alimentação dos pássaros fica mais reduzida, eles alimentam-se das sementes desta planta, e acabam espalhando esta praga através de suas fezes.
A erva de passarinho é um problema em muitas cidades brasileiras, incluindo Curitiba no Paraná. Quem passa nas ruas e vê esta planta pendendo vigorosa das árvores não imagina que se trata na verdade de uma parasita, que suga através de suas raizes haustórias a seiva elaborada das árvores e acabam muitas vezes por matá-la.
A única forma de controle é a poda que pode ser feita nos meses de inverno, quando as folhas das árvores caem e fica mais fácil a identificação da parasita, sendo que muitas vezes é feita também uma raspagem para a remoção total das raízes, pois se sobrar um pequeno pedaço da planta com uma única folha, ela volta a rebrotar.
Não sabemos exatamente quanto tempo ela pode levar a árvore à morte, pois isto depende da espécie atacada, do local onde ela se encontra , do nível de poluição, etc, mas acredita-se que em 10 a 15 anos ela poderá acabar com a planta hospedeira.