Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




barbadeserpente - Ophiopogon Jaburan

A barba-de-serpente é uma planta de forração pertencente à Ruscaceae, originária do Japão. Está incluída na categoria de forrações à meia sombra, forrações a sol pleno ou então de folhagens. Pode alcançar uma altura entre 0.1 a 0.3 m. É uma planta de ciclo perene e a luminosidade ideal para essa planta é a meia sombra ou então a sol pleno.

Trata-se de uma planta perene, herbácea, de folhagem ornamental bem parecida com uma gramínea. O seu crescimento acontece em tufos, touceiras, baixos que tem entre 20 e 40 cm de altura. Em geral essa planta tem um tom de verde escuro, porém, a sua forma considerada ornamental é variegada com as folhas com estrias amarelo-pálido ou branco-creme.

No verão aparecem as inflorescências em espigas e com flores bem delicadas que tem a forma de sino, podem ser arroxeadas ou brancas. As flores são pequeninas e dessa forma mesmo sendo muito bonitas acabam tendo uma importância ornamental secundária.

Depois que acontece a floração forma belos frutinhos que são do tipo oblongos, baga e que tem uma cor que vai de violácea a azul.

A barba-de-serpente no paisagismo
No que concerne ao paisagismo a barba-de-serpente é uma excelente planta de forração para locais que tem meia sombra, como sob a copa das árvores, ou que são ensolarados.

Uma planta que pode ser utilizada como bordadura, para indicar caminhos ou então demarcar canteiros. Pelo fato de essa planta ter um aspecto recurvado e pendente de suas folhas é uma boa opção para ser cultivada em vasos e jardineiras. Faz bonito também como adorno de pátios e varandas.

É possível compor lindos arranjos com as espigas que tem frutos arroxeados, a dica é juntar com outras espécies florais.

Ophiopogon Jaburan

Ophiopogon Jaburan'

O cultivo da barba-de-serpente
O cultivo dessa planta pode ser feito a meia sombra ou então a sol pleno, o solo deve ser fértil e ter boa capacidade de drenagem. Além disso, deve ser um solo leve, enriquecido com matéria orgânica e que possa ser irrigado de forma regular.

A barba-de-serpente suporta bem geadas e o frio do inverno subtropical. Como se trata de uma planta de um estilo rústico não exige muitos cuidados de manutenção. As fertilizações devem ser bienais com matéria orgânica.

As divisões devem ser feitas através de touceiras, isso estimula o desenvolvimento e a floração da planta. Não é necessário fazer podas na barba-de-serpente e pode até mesmo ser cultivada em regiões litorâneas. A sua multiplicação pode ser feita através da divisão de touceiras e de forma mais incomum por sementes.

Essa planta é bastante utilizada pelas prefeituras para o paisagismo das cidades pelo fato de que a barba-de-serpente é barata e resiste bem ao frio e outras intempéries. Uma planta herbácea cujo ciclo de vida é perene.

A sua haste é subterrânea e possui uma folhagem de caráter ornamental ficando muito bem em espaços públicos como parte da decoração. As suas folhas são estreitas e laminares, porém, longas e recurvadas que surgem a partir da base da planta.

No cultivo em áreas públicas essa planta costuma ser plantada em bordas ou como forração. Além de bonita essa planta oferece a vantagem de não exigir muitos cuidados de manutenção.

janela-chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.