Familia: Sarraceniaceae
Origem: América do Norte
Tipo Armadilha: Passiva
Dimensão:d e 10 cm a 20 cm
Temp: 18-37ºC (Verão) 5 – (-10)ºC (inverno)
Substrato: 70% Turfa, 30% areia
Luz: Direta, semi direta
Umidade: 60-80%, solo saturado no verão
Dificuldade: Fácil
Flor: 30 a 40cm altura e 10cm diâmetro. Inicio da primavera/ inicio verão
Multiplicação: Sementes/ vegetativa
Carnívora
Nome “purpurea” (cor púrpura) não é devida as folhas (mais marcantes na purpurea venosa) mas sim da flor. Muito embora a planta possa apresentar uma cor fortemente avermelhada sob uma forte intensidade luminosa.
A flor com as suas grandes pétalas vermelhas com forma de chapéu-de-chuva invertido é de grande beleza, e surpreende pelo seu exotismo, é de uma beleza rara, com cores diversas conforme a espécie. Uma característica interessante é o perfume exalado da flor, alterando a fragrância durante as diferentes partes do dia.
O odor destina-se a atrair os insetos polinizadores. O pistilo em forma de guarda-chuva, não permite a “auto fecundação”. Somente os insetos são capazes que fecundar a planta, trazendo o pólen de outra.
O fruto é semelhante a uma cápsula com 5 parte. É nessa cápsula dividida em 5 partes que encontramos as pequenas sementesEsta planta pode ser cultivada durante toda a vida, visto a planta conseguir enganar o tempo, o rizoma permite uma vida ilimitada à planta.
Uma das plantas mas apreciadas em cultura, tanto por ser fácil de manter como pela sua beleza. As Sarracenias contam com muitas espécies, desde pequenas plantas com 10 cm como a Sarracenia Purpura ou de dimensões razoáveis (1m), com “urnas” semelhantes a flores (também faz parte da atracção da carnivora) como a Sarracenia Flava.