Ela é a mais famosa de todas as carnívoras, devido à natureza única, ativa e eficaz das suas armadilhas. Mas, além de famosa ela também é ameaçada de extinção. A planta tem duas folhas articuladas cobertas de uma penugem e ultra sensível que detecta a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos. A armadilha se fecha em menos de um segundo.
Nome científico: Dionaea muscipula
Nome comum: Vênus Caça Moscas
Tipo de armadilha: Estas plantas possuem uma das poucas armadilhas de mandíbulas existentes, formada por folhas que se dividem em duas partes e se “engancham na extremidade” O interior, normalmente de cor vermelha, atrai visualmente os insetos, enquanto que a parte exterior está repleta de glândulas nectaríferas que se aproveitam da predileção dos insetos pelas secessões doces. As armadilhas são rodeadas por “espinhas” compridas e delgadas: são estas que caçam a presa, enquanto que os lóbulos laterais se unem lentamente. O fecho das mandíbulas é provocado pelo próprio inseto, que ao tentar escapar, basta encostar em um dos seis pelos sensíveis situados em ambos os lados das folhas-armadilha. O tempo que demora a fechar as mandíbulas é aproximadamente a trigésima parte de um segundo, é tão rápido que quase não conseguimos acompanhar a olho nu. A cor da planta pode variar entre verde e vermelho, se estiver verde é só deixa-la tomar sol o dia todo, assim ela ficará vermelha e forte.
A planta demora até 10 dias para digerir sua presa, depois ela se abre mostrando os restos mortais da presa. Cada armadilha pode digerir por volta de 3 insetos, depois a armadilha escurece e morre dando lugar a uma nova armadilha.
Descrição: A Dionaea, ou caça moscas, é uma das plantas carnívoras mais conhecidas. Em estado natural vive quase 20 anos. As suas folhas estão dispostas em forma circular, em torno de um núcleo central que produz continuamente folhas novas. A planta adulta mede entre 10 a 14 cm. Durante o mês de Junho, surge no centro da planta uma saliência com cerca de 20-30 cm de altura e coberta de flores brancas no cimo.
Distribuição geográfica: Cresce na América, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Luz e temperatura: No verão, tolera a temperatura ambiente. No Inverno, por outro para evitar as geadas, lado é preferível colocar a planta dentro de casa, com uma temperatura que oscile entre os 4 e os 10ºc.
Rega: Convém manter sempre a terra bastante úmida. A água deverá ser sem cloro (para tirar o cloro da água basta deixar a água em descanso por 48 horas), poderá ser usada água mineral ou da chuva. Cuidado ao regar, a água pode fazer uma armadilha se fechar.
Thursday, 24. February 2011
ei a minha dioneia esta com as armadilinhas amarelas ela vai morre? eu tirei e as enterei esta serto?
Tuesday, 28. June 2011
Ei Ronaldo, as folhas amarelas devem ser retiradas, pois caso fiquem no vaso, elas podem virar adubo e isso é ruim.
Quanto a enterrar, não sei se vc vai ter êxito, procure na internet o termo “leaft cutting”.
Espero ter ajudado!