A Ceropegia haygarthii, conhecida popularmente como flor-palhaço é nativa do continente africano sendo encontrada em países como Moçambique, Angola e África do Sul.
Uma planta de aparência curiosa que se adapta bem a habitats de floresta seca. Composta por um tronco lenhoso e folhas ovaladas essa planta pode atingir até 3 metros de comprimento.
A principal curiosidade a respeito da flor-palhaço é que suas flores tem o formato de gaiola em que os insetos atraídos por seu néctar ficam presos. Cada flor dessa planta mede em torno de 4 cm de altura tendo 25 cm de diâmetro.
A planta em si é uma espécie de cipó. O que a torna excepcional são as flores: ocas por dentro, suas paredes internas são repletas de filamentos, que apontam para baixo e dificultam a saída de moscas polinizadoras.
Alguns acham que a estranha flor da Ceropegia haygarthii lembra um guarda-chuva invertido, outros a chamam de flor-palhaço.
Sua aparência é resultante de um fantástico jogo de cores sendo o fundo de cor creme com manchas em tons de marrom e roxo. Internamente as flores possuem tipos de fios de cabelo que agem como armadilhas para insetos desavisados.
Como cultivar a flor-palhaço?
A dica essencial para quem deseja promover o cultivo dessa flor é que ela se adapta melhor a climas tropicais e subtropicais.
Dentre as plantas que fazem parte do gênero Ceropegia é a que apresenta mais facilidade para cultivo. Você pode até mesmo cultivar essa flor em vasos desde que se lembre de mantê-la protegida das baixas temperaturas.
Mantenha a flor-palhaço a meia sombra e fique atento para não encharcar a planta, isto é, regue o substrato somente quando perceber que ele está seco. Essa é uma planta que possui flores bastante exóticas, mas que tem grande facilidade de cultivo.