Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orelha-de-onça (S. b.)

Família: Pteridophyta

É encontrada em lagoas de meandro, na planície de inundação do rio Paraguai, e em solos argilosos ou siltosos férteis (que contém grande quantidade de silte, material sedimentar de minerais diversos).

Erva aquática flutuante livre, com folhas com pêlos unidos nas extremidades em forma de pá de batedeira. As suas raízes partem de um único ponto. É fértil de dezembro a maio.

É uma planta praticamente de uso ornamental. Embora seja despoluidora de água, é preciso evitar o acúmulo da própria planta (e sua conseqüente decomposição), pois tem propagação vegetativa rápida.

Também possui uso medicinal, mas o seu sombreamento intenso no habitat em que se instala prejudica outras plantas submersas e até organismos aquáticos associados.

No Brasil, é comum no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na América do Sul ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

jane1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.