O Lótus é uma planta que nasce em ambientes alagados (aquática) e até mesmo na lama. É uma planta da família das Ninfáceas. Seus caules e raízes ficam submersos enquanto suas flores flutuam sobre as águas, sua temperatura é em torno de 35 graus e suas folhas são autolimpantes, isto é, repelem sozinhas os microorganismos e a poeira. É uma planta exótica, rara e sagrada para muitas culturas.
A espécie Nymphaea lotus se apresenta com grandes folhas circulares (parecem pétalas) e flores solitárias que podem chegar a 25 cm de diâmetro. A flor floresce na primavera e fica aberta somente dois dias, quando perde as pétalas, deixando o fruto à mostra. O fruto é decorativo e, quando maduro, guarda em suas cavidades sementes comestíveis. A flor exala um perfume suave e é ótima para ser usada em ikebanas e arranjos florais. Para se desenvolver, requer sol pleno a maior parte do dia, sendo muito sensível a geadas. Quando cresce, é muito rústica, quase não dá trabalho.
Germinação:
As sementes de lótus têm que ser plantadas na lama, elas não crescem bem no solo seco.Há um truque para plantar essas sementes. Se apenas plantar as sementes na lama, ela não irá brotar, mesmo se você esperar semanas. Mas ela não irá morrer também. Há sementes com mais de mil anos que quando foram plantadas propriamente cresceram plantas de Lótus.
A semente não brota se você apenas colocá-la na lama porque ela precisa de ajuda. A semente da Lótus é um caroço com uma pele muito dura a cobrindo. De forma a brotar, a água precisa penetrar na semente de lótus através da pele dura, você precisa fazer um pequeno buraco na semente de forma que a água possa entrar. Você pode furar a pele exterior a cortando com uma faca, um alicate de unhas, uma lixa ou mesmo esfregando-a contra uma pedra. Isto dará à água a chance de penetrar na semente. Agora se você colocá-la na água ou na lama, em cerca de quatro ou cinco dias a pequena semente brotará e se tornará uma minúscula planta de lótus. O ideal é plantá-la em solo fértil, mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e terra grossa e água.
Cultivo:
Para se plantar em casa, deve-se procurar criar condições semelhantes às encontradas na natureza, ou seja, plantar num pote ou tanque com terra no fundo e água na parte superior, mas há que se tomar cuidado para que a água em repouso não se torne lugar propício para o depósito de ovos de insetos, sobretudo os transmissores de doenças como dengue, febre amarela, etc. Multiplica-se por rizomas e entouceira bastante, de modo que é bom prever ambiente com dimensões razoáveis.
A Lótus Azul pode também ser plantada em vasos por sementes ou por divisão de rizomas. Ela necessita de podas apenas dos ramos secos, doentes ou mal formados, mas exige adubação pelo menos uma vez por ano, que deve ser feita com torta de mamona, esterco bem curtido ou humus de minhoca.
Pode ser cultivada em lagos, tanques e espelhos de água, sempre a pleno sol. Se a água contiver peixes, evite adubações pesadas, fazendo apenas uma fertilização leve caso seja muito necessário. Tolerante ao frio.
Multiplica-se pela divisão dos tubérculos e por sementes.
Thursday, 3. May 2012
olá, gostaria de saber como planta-lá em um vazo de argila? se após a germinação posso colocar direto na água, quanto de água devo colocar inicialmente?
como feita a adubação na água?