Plantas aquáticas com folhas flutuantes e belas flores. Crescem facilmente em lagoas, piscinas pequenas, e mesmo tinas.
Cultivo:
Para se plantar em casa, deve-se procurar criar condições semelhantes às encontradas na natureza, ou seja, plantar num pote ou tanque com terra no fundo e água na parte superior, mas há que se tomar cuidado para que a água em repouso não se torne lugar propício para o depósito de ovos de insetos, sobretudo os transmissores de doenças como dengue, febre amarela, etc. Existem Larvicidas a venda no mercado.
Pode ser cultivada em lagos, tanques e espelhos de água, sempre a pleno sol. Se a água contiver peixes, evite adubações pesadas, fazendo apenas uma fertilização leve caso seja muito necessário. Tolerante ao frio. Precisam de sol pleno e águas calmas, não gostam de lagos com fontes ou rios.
Semeando a Flor-de-lotus
Semeie quase na superfície em um pote de terra rica, aperte bem a terra para que não sai do lugar e coloque o pote então dentro da água de maneira tal que este fique com um par de centímetros de água acima da terra. As plantas novas pareceram de grama, e demoraram de 1 a 2 meses em emergir, (as folhas mas largas vão se desenvolver mais tarde). A media que as plantas cresçam, aumentar a profundidade do pote.