A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal nativa do continente asiático (das regiões que envolvem países como Japão, Filipinas e Índia), e é popularmente conhecida pelos nomes de: Lótus-do-egito, Lótus-egípcio, Lótus-da-índia e Lótus-sagrado. Essa planta também é chamada como a Flor-de-buda.
Curiosidades sobre a flor-de-lótus
* A Flor de Lótus é uma espécie vegetal que é repleta de simbolismo na área da espiritualidade.
* Os povos orientais possuem a crença que a Flor-de-lótus é um sinal de espiritualidade, pois eles acreditam que a planta só desabrocha na Terra, após ter ocorrido o nascimento da mesma no âmbito espiritual.
* Para os indianos, a Flor-de-lótus está associada a figura do líder espiritual Buda, por isso a planta possui o nome popular de Flor-de-buda.
* A Flor-de-lótus representa a pureza, pois segundo os orientais, essa espécie vegetal surge limpa e pura, do centro das águas cheias de lama.
* A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal que nasce normalmente em locais úmidos e alagados, inclusive na lama.
* A Flor-de-lótus pertence a família botânica das Ninfeáceas, e essa espécie vegetal se destaca por ser exótica, rara e para diversas culturas é uma planta sagrada.
As características da Flor-de-lótus
A Flor-de-lótus é uma espécie vegetal de pequeno porte, que atinge uma altura média de 50 cm acima do nível da água onde a planta é cultivada. Sua principal característica é que o caule e a raiz dessa espécie vegetal ficam embaixo d’água, enquanto as flores ficam flutuando. As folhas se destacam por conseguirem se auto limparem, isto é, elas possuem a capacidade de repelir a poeira e os micro-organismos sozinhas. As folhas apresentam formato circular, sendo bastante similar a pétalas.
As flores chegam a tem 25 cm de diâmetro, e são solitárias. Geralmente essa planta floresce na época da primavera, e a flor fica aberta durante 2 dias, para depois a flor perder todas as pétalas, permitindo que o fruto da planta fique exposto e à mostra. A flor exala um perfume muito agradável e suave, e pode ser utilizada na confecção de arranjos de flores. O desabrochar geralmente acontece nos meses de dezembro e janeiro, trazendo grande beleza aos locais onde a planta é cultivada.
As flores da flor-de-lótus geralmente são de cores branca, rosa e brancas com a borda em tons de rosa. O fruto é meramente decorativo, e quando se encontra maduro, ele apresenta em suas cavidades, sementes que são comestíveis. É uma planta que necessita estar exposta ao sol durante o maior período do dia, sendo bastante sensível ao frio e à geadas.
Quando a planta consegue se desenvolver e crescer, é bastante rústica e praticamente não dá nenhum trabalho para quem cultiva. Apesar de serem plantas muito bonitas, devido as suas características, a Flor de Lótus não é utilizada para fins ornamentais. Uma curiosidade sobre a Flor de Lótus é o fato das pétalas de suas flores não caírem, ficando apenas secas, se caracterizando como um caso raro na natureza.
A germinação da Flor-de-lótus
As sementes da Flor-de-lótus precisam ser plantadas em local úmido (na lama), pois elas não conseguem crescer quando são cultivadas em um solo que seja seco. Para que a semente da Flor de Lótus se desenvolva é necessário que a água penetre no caroço, por isso não basta apenas colocar a semente e esperar, é necessário que antes de colocar a semente na terra úmida ou na lama seja feito um buraco nessa semente de forma que a água consiga penetrar.
Colocando a semente furada na terra úmida ou na lama, ela irá brotar em um período de 4 a 5 dias, se tornando uma pequenina flor-de-lótus. A partir do momento em que a semente brota, a planta cresce com muita velocidade. A condição de solo ideal para a semente brotar e germinar é que ela seja plantada em solo fértil junto a uma mistura que contem terra vegetal e húmus de minhoca, terra grossa e água.
Cultivo
Para realizar o plantio e o cultivo da flor-de-lótus é necessário que sejam criadas condições similares as que são achadas no meio ambiente natural, isto é, deve ser cultivada em um lugar (por exemplo: um pote) que tenha terra ao fundo e água na parte de cima. Em ambientes residenciais é necessário que sejam tomados cuidados para que a água não se torne um local propicio para a proliferação de insetos, como por exemplo, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.
Por isso, essa espécie vegetal é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que tenham grande exposição ao sol. Caso nesses locais possam vir a existir peixes, é indicado que seja evitada a ocorrência de adubações em grandes quantidades. Caso seja observada a necessidade da planta em obter uma maior quantidade de nutrientes, faz-se apenas uma adubação de grau leve.
Depois que a semente brota e consegue germinar, a Flor de Lótus não exige maiores cuidados da parte de quem a cultiva. Pelo fato da flor-de-lótus se caracterizar como uma espécie vegetal aquática, ela não exige regas, pois a flor já vive em constante contato com a água.
A multiplicação da Flor-de-lótus
A espécie vegetal que se multiplica de 2 maneiras: pela dispersão de suas sementes e pela divisão dos rizomas (tubérculos). A multiplicação por dispersão das sementes é uma das formas mais simples de reprodução das espécies vegetais, no entanto, no caso da flor-de-lótus, para que a semente brote e germine, é necessário que elas sejam furadas param que a água penetre na semente.
Caso a semente seja colocada na terra úmida ou na lama diretamente, sem ter sido furada, ela poderá levar muitos anos ou mesmo não consiga brotar e germinar uma nova espécie. A multiplicação por divisão dos rizomas é similar às demais espécies vegetais. Bastando que a pessoa separe os rizomas (espécies de caules subterrâneos) de maneira adequada e coloca-los em locais apropriados para o cultivo. Inclusive os rizomas da flor-de-lótus podem ser utilizados na elaboração de saborosos pratos culinários.