Uma das ervas mais aromáticas da culinária brasileira, o manjericão, também é muito apreciada em razão de poder ser utilizada para fazer pratos incríveis Para quem não sabe, o manjericão é rico em vitaminas, sais minerais e até possui ômega 3. Portanto, é uma erva que tem muitas propriedades benéficas para saúde.
Contudo a erva, se tornou conhecida mesmo, após ser um dos principais ingredientes, de uma das receitas mais famosas de molho pesto da Itália. E por falar em Itália, o manjericão mais aromático pode ser encontrado na região de Gênova, ao norte do país.
Então, certamente você deve estar pensando, se é possível cultivar em casa a erva, e se pode ser feito em qualquer pequeno espaço, e a resposta é Sim! Pode ser facilmente cultivada em casa e até em ambientes menores. Por isso, separamos algumas dicas preciosas.
Aprenda a cultivar manjericão em um ambiente pequeno
O manjericão requer cuidados bem simples, é uma das ervas mais aromáticas da nossa culinária e super útil na cozinha. Qualquer pequeno espaço que disponha, poderá ser adaptado, e até um vaso servirá para o plantio.
Por isso, veja algumas dicas de como cultivar o seu manjericão.
Época para cultivo
A melhor época para que o manjericão seja cultivado é a primavera, pois é o clima da estação é mais ameno. Por isso, o manjericão da Itália é considerado o mais aromático, pois o clima é bem mais ameno, que o clima brasileiro, o que contribui bastante para o sabor da erva.
Iluminação adequada
Essa erva necessita de luz solar constante, para que tenha um crescimento saudável e forte, no entanto, não deve ser exposta diretamente ao sol, pois isso pode fazer com suas folhas murchem. Assim, é importante que ela seja cultivada em meia sombra.
Fertilização
A fertilização é importante, mas deve ser feita com cuidado. Caso ela não seja feita naturalmente, faça de forma anual.
Replantio
Para que o seu manjericão cresça sempre saudável e bonito, é necessário que seja feito o replantio em um vaso, que pode ser do tamanho mais indicado para o seu espaço. Quando mais amplo for o espaço, mais rápido será o seu crescimento.
Colheita
A primeira colheita acontece nos primeiros 90 dias após o plantio. Normalmente as folhas podem ser colhidas quando atingir 1,2 m, passado os primeiros 90 dias do primeiro plantio.
O que fazer quando florescer
É muito importante que na época da floração, elas sejam retiradas imediatamente das folhas. Pois as flores são muito aromáticas, semelhante ao anis, e pode alterar o sabor de todo o manjericão, por isso, deve ser podada rapidamente.
Pois bem, agora que você já sabe as dicas de cultivar seu próprio manjericão, e em qualquer espaço, poderá ter sempre a erva fresca e preparar pratos incríveis, afinal, seu tempero cai bem na culinária de: nas carnes, peixes, saladas, sopas, molhos como de tomate, e muito mais.
Cultive seu próprio manjericão e incremente suas receitas, usando toda imaginação!