Criar flores faz muito bem à decoração e à alma do ambiente. Não só porque torna o ambiente mais bonito, mas também porque dedicar sua atenção a algo que tem vida faz com que o humor melhore muito.
Segundo a maioria dos psicólogos, cultivar e cuidar de pequenas plantas dentro de casa faz com que o humor melhore consideravelmente, além de levantar o ânimo das pessoas que têm essas plantas, principalmente se forem flores.
Dentre tantas flores que existem, uma em especial vem ganhando grande destaque no gosto do público: as orquídeas. Além de serem flores que não dão trabalho no cultivo, se adaptam bem nos mais variados ambientes.
Um cuidado, contudo, deve ser tomado na hora de criar orquídeas: o local em que ela será cultivada. O valor da orquídea do mercado pode incentivar a novos criadores. Um vaso com orquídeas pode custar mais de R$ 200.
Existem diversos modelos de orquídeas e uns são mais baratos e outros são tão raros que são considerados joias da floricultura mundial, florescendo até uma vez ao ano para dar mais valor ainda a uma flor deste espécime.
Por serem plantas delicadas e que não gostam do excesso de água, as orquídeas precisam ser criadas em vasos especiais para elas. Um dos modelos de recipiente mais indicado para as orquídeas é o que possui alguns furos laterais, sendo que a maioria possui três dessas aberturas.
As aberturas laterais nos vasos de orquídeas permitem que as plantas aproveitem melhor e de forma mais eficaz, a água e o adubo destinados a ela.
A orquídea, originalmente, é uma flor que, em sua maioria, cresce em árvores ou paredes. Com a evolução da espécie, isso fez com as orquídeas conseguissem se sustentar e desenvolver perfeitamente, possuindo raízes menores e mais fracas do que a maioria das flores.
Essa raiz diferente das outras flores e exige que os cuidados destinados à flor sejam especiais. Procure plantá-la em recipientes que não mantêm a água presa por muito tempo.
Os vasos em que as mudas são compradas, geralmente, são totalmente fechados e de plástico. Não cultive a orquídea neles. Procure usar um vaso com as aberturas laterais já citadas aqui, e de um material diferente, como o barro cozido.
Os pratinhos embaixo dos vasos também são dispensáveis. As orquídeas odeiam água parada. Uma boa dica sobre os vasos é confeccionar seus próprios recipientes para a criação de orquídeas a partir de garrafas pet.
Já foi comprovado que quando limpas e bem esterilizadas, essas garrafas servem de excelente local para a criação de flores. Além de reciclar um material que a natureza tem muita dificuldade desfazer.
Para que seu vaso de garrafa pet seja bem aproveitado pela flor, limpe bem a garrafa e faça três ou quatro furos com um centímetro de diâmetro. Na dúvida, peça ajuda de um especialista.