Antes de mais nada é importante que você entenda melhor sobre as características desta linda flor.
As orquídeas são divididas em 3 grandes grupos, a diferença de classificação está ligada ao modo como cada um destes tipos de orquídea cresce:
Orquídeas Epífitas
A maioria das orquídeas crescem em árvores e são chamadas Epífitas. Esta terminologia é derivada do grego epi (sobre) e phyte (planta).
As orquídeas deste tipo usam as árvores ou arbustos como base para ancorar suas raízes, não são parasitas e não prejudicam as plantas sobre as quais crescem: todos os nutrientes de que necessitam são proveniente do ar ou caem dos galhos mais altos.
Elas são capazes de absorver mais água e nutrientes simplesmente porque as suas raízes estão expostas ao ar.
Esta tipologia de orquídea é a mais comum, seu crescimento peculiar é a razão pela qual a maioria dos entusiastas de orquídeas as cultive montadas em estruturas presas em árvores ou suportes semelhantes a cestos.
Alguns exemplos comuns de epífitas são a famosa Cattleya, Phalaenopsis, e Brassia.
Orquídeas Litófitas
Existe também o tipo de orquídea que não cresce em árvores, mas apenas em tipos específicos de rochas. Estas plantas são chamadas Litófitas.
Mais uma vez, o termo vem do grego lito (pedra) e phyte (planta) – literalmente, uma planta que cresce em pedras.
Elas são frequentemente encontradas em torno das bases de árvores ou em fendas de encostas rochosas. Apesar de na natureza crescerem sobre pedras, mesmo este tipo de orquídea pode ser replantado e cultivado como as epífitas em suportes. Um exemplo de Orquídea Litófita famosa é Sophronitis.
Orquídeas Terrestres
O terceiro grupo de orquídeas é aquele chamado de Terrestre já que este tipo de orquídea cresce diretamente no solo.
Apesar deste grupo ser chamado de terrestre por favor não se engane pensando que estas orquídeas crescem na mesma terra que a maioria de nós conhecemos como terra para plantas de vaso: elas crescem em húmus ou folhas acumuladas no chão da floresta.
Este húmus é um meio extremamente aberto e poroso que pode ser copiado usando uma mistura cultivada de casca fina de árvore. Falaremos sobre isso mais adiante em nosso manual.
Exemplos de orquídeas terrestres são Cymbidiums e a maioria das orquídeas Sapatinho.