Esta espécie endêmica exclusivamente do Vietnam, cresce em solos ácidos de montanhas graníticas (precisa por isso de regas com água destilada), na sombra e próximo de rios.
Ao contrário da norma, e por habitar numa zona de monções com temperaturas altas o ano inteiro, os invernos são a estação em que precisa de estar mais úmido, deixando-se o substrato secar superficialmente durante o resto do ano. sendo encontrada entre seixos de granito ou troncos de árvores repletas de musgos, em regiões montanhosas, com altitudes de 800 a 1500 m.
Seu habitat original naquele país é caracterizado por encostas úmidas de elevações onde o clima local apresenta neblina nas encostas durante o outono e inverno com intensas chuvas no período do verão. Hoje em dia é uma espécie fácil de se encontrar à venda.
Para além de ser muito bonito – tanto a flor como a própria planta, as folhas são de um verde escuro aveludado -, tem o bônus de ter um suave perfume a rosas…
Planta muito bonita, com folhas medindo em torno de 10 cm de comprimento por 3 cm de largura, oblongas, arqueadas e sobrepostas, na parte exterior colorida de verde escuro com manchas creme esverdeado formando desenho tipo mosaico, e na inferior totalmente pintalgada de pontos púrpura escuro agrupados. A planta por si só é muito bonita, exótica, diferente!
Entre inverno e primavera a inflorescência surge do ápice das folhas portando de uma a duas flores com pétalas e sépalas albas e o labelo em forma de sapatinho (conhecida em inglês como lady´s slipper) de cor violeta suave beirando o rosa, delicada e esmaecida como suave pintura de aquarela.
A base do labelo, junto da coluna apresenta mancha roxa e mácula amarela. A aparência geral da flor é extremamente delicada dando impressão de porcelana rara.
No período de floração, propiciar boa luminosidade durante o dia e temperatura noturna de 13º C (55º F). Querendo coloração mais escura da flor, mantê-la em local mais sombreado.
O cultivo normal de manutenção deve ser em local sombreado e mais úmido do orquidário. Somente no período de floração que deve ser submetida a luminosidade mais intensa, mas não direta, para induzir a floração.
Dicas de cultivo
Cultivá-la em substrato misto de esfagno, palha de arroz carbonizada, pedaços de casca de coco e brita de granito pequena formando um composto que permita boa umidade sem encharcar e ótima ventilação.
O vaso para plantio será preferencialmente de cerâmica com furos laterais para garantir a ventilação interna do substrato; forrado na base com brita garantindo boa drenagem.
Mantê-lo sobre prato plástico com pedriscos e areia com água para proporcionar umidade ambiente contínua nas paredes de cerâmica à volta do substrato. Evite que o substrato seque completamente.
Gênero: Paphiopedilum Pfitzer
Espécie: Paphiopedlium delenatii Guillaumin