Se tivermos um orquídea doente devemos estar atentos a ela e prestar-lhe os cuidados necessários o mais rápido possível. Porque são plantas um tanto delicadas e uma infecção fúngica ou infestação de insetos pode destruí-las rapidamente.
O problema é que nem sempre percebemos a tempo que algo está errado com nossa planta. Portanto, vamos dizer quais são os sinais mais importantes aos quais você deve prestar atenção.
Principais doenças e infecções de orquídeas
Como qualquer outra planta, a orquídea é suscetível a adoecer como resultado de infecção e ataque de pragas de insetos.
Entre as principais condições que podem causar o adoecimento de uma orquídea estão as seguintes:
Cogumelos
Botrytis ou bolor cinzento é um cogumelo que causa manchas nas folhas, flores e pseudobulbos. Você pode reconhecê-lo porque Tem uma aparência semelhante a um pó cinza.
Outro fungo comum em orquídeas é a rizoctonia, que provoca o aparecimento de manchas nas raízes e pseudobulbos. Se a sua planta for afetada por este fungo, você notará que ela não cresce como deveria.
Vírus
Se você tem uma orquídea que está doente com vírus, o mais comum é que ela tenha sido afetado pelo vírus do mosaico Cymbidium (CymMV) ou pelo vírus Odontoglossum Ringspot (ORSV).
Ambos são bastante comuns e causam deformidades nas flores, manchas nas folhas e diminuem a vitalidade das plantas.
Outro vírus a ter em conta é o Tomato Mosaic Virus (ToMV), que afeta principalmente orquídeas do gênero Phalenopsis, causando o aparecimento de manchas e malformações ou distorções nas folhas.
Bactérias
As mais comuns são as pseudomonas, que provocam o aparecimento de manchas necróticas nas folhas e pseudobulbos.
Ácaros, pulgões e cochonilhas
Quando se trata de pragas, as mais comuns nas orquídeas são os ácaros, pulgões e cochonilhas. Todos esses insetos agem de maneira bastante semelhante, porque eles sugam a seiva da planta e a enfraquecem. Isso acaba fazendo com que apareçam marcas nas folhas ou flores.
Se a infestação for muito grave, os insetos podem consumir toda a vida da planta e deixá-la completamente murcha em muito pouco tempo.
Orquídea doente: sinais que devem disparar seus alarmes
Se você cuidar de suas plantas, certamente poderá identificar rapidamente a presença de um problema. Mas existem algumas condições que passam despercebidas até que a saúde da planta fique gravemente comprometida.
Portanto, recomendamos que você inspecione periodicamente suas orquídeas e verifique se está tudo em ordem.
Prestando especial atenção aos seguintes sintomas que podem alertar que algo está errado:
Mudança de cor nas folhas
Quando uma planta está doente ou é atacada por insetos, é comum que ocorra uma mudança na cor das folhas.
Manchas amarelas. Eles podem ser um sintoma de doença, que as raízes estão apodrecendo, que há uma infecção, ou que a orquídea não tem suas necessidades nutricionais bem atendidas.
Manchas incomuns. Se você observar manchas pretas ou marrons irregulares, é um sintoma da presença de fungos, bactérias ou vírus.
Deformidades em folhas ou flores
Você conhece muito bem o formato particular das flores das orquídeas e também de suas folhas. Mas uma orquídea doente pode sofrer malformações em ambas as partes ou em apenas uma delas.
* Distorções. Se houver folhas ou flores com crescimento distorcido, isso pode ser uma evidência de que há infecções virais ou de que a planta não está nas melhores condições ambientais para isso.
* Queda prematura de flores. Indica que a orquídea está estressada ou com problemas nas raízes, mas esse fenômeno também pode ocorrer em decorrência de alguma doença.
Perda de turgor
As orquídeas têm toque túrgido tanto em suas folhas quanto em suas flores, portanto, quando confrontados com mudanças na sua aparência, devemos agir rapidamente.
Se as folhas começarem a apresentam uma aparência enrugada ou aparecem dobras neles, Podem estar nos avisando que a planta está desidratada ou que há algum tipo de problema nas raízes.
Podridão radicular
É bom que as raízes da orquídea recebam luz direta, por isso usamos vasos transparentes. Isto também nos permite ver o estado das raízes e aproveite para entender melhor o estado de saúde da nossa planta.
Se as raízes ficarem macias ao toque, escuras ou até mesmo exalando mau cheiro, é um sinal claro de que estão apodrecendo. Se você regou demais, você tem que agir rapidamente para salvar a planta.
Crescimento atrofiado
A orquídea é uma planta de crescimento lento, mas é incomum que fique muito tempo sem gerar novos brotos. Se notar que o seu não está crescendo, é possível que haja algum problema nas raízes, que esteja sofrendo de deficiências nutricionais ou mesmo que esteja estressado.
Mudanças na cor do meio de cultura
Para detectar uma orquídea doente também iremos preste atenção ao substrato. Se acontecer que, sem motivo aparente, ele quebra, significa que há algum problema de irrigação ou do próprio substrato, e isso pode afetar diretamente a saúde da planta.
Presença de pragas
A infestação de insetos pode não ser visível a olho nu, mas seus efeitos serão perceptíveis. Se manchas pegajosas começarem a aparecer nas folhas da sua orquídea, muito provavelmente está sendo atacado por pulgões ou cochonilhas.
Caso você observe algum dos sintomas que detalhamos, ou qualquer outro que pareça anormal para você (a planta exala um cheiro desagradável, não floresce, etc.), é hora de você investigar mais para detectar onde está o problema.
Um diagnóstico precoce irá e será mais fácil para você resolver a causa do desconforto da sua planta e aumenta as chances de recuperação. Se tiver dúvidas, você sempre pode consultar um especialista para saber o que está acontecendo com sua orquídea doente e o que você pode fazer para curá-la.