As orquídeas são plantas que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Isso se dá por conta de ela ser uma planta bastante flexível no que diz respeito à sua durabilidade, bem como também pela sua delicadeza e aroma, que combinam com praticamente qualquer ambiente, desde os internos até os ambientes externos.
Ela já faz parte da cultura humana desde muito tempo, tendo sido descoberto, até agora, mais de 25 mil espécies diferentes da planta, sendo que 500 delas estão localizadas na América. E, dessas 500, 350 são originárias do Brasil.
Uma dessas orquídeas é a orquídea chocolate, cujo nome é dado justamente por conta da coloração de suas flores, que dá um tom mais amarronzado a elas e o seu aroma de baunilha (como muita gente já sabe, a baunilha é um tipo de orquídea, conhecida como vanilla deixa o ambiente muito mais descontraído e com um ar mais adocicado.
Ela não é uma espécie natural, tendo surgido em 1983, quando a botânica Dorothy O’Flahert decidiu cruzar duas espécies de orquídeas, no qual resultou na Orquídea Chocolate.
Ela é marcante muito pelo seu cheiro e também pelas suas cores, que demonstram uma certa personalidade. Ainda falando do seu aroma, ele se caracteriza por um cheiro tão suave que consegue tomar conta do ambiente de maneira bem fácil.
Passo a passo como plantar orquídea chocolate na terra
Para que o plantio da Orquídea Chocolate possa ser bem feito, deve-se ter em mente que ela é uma espécie que consegue ser bastante resistente se comparada às demais.
Caso opte pelo plantio na terra, na parte externa, deve-se seguir as orientações:
* Primeiro é necessário ver se há espaço suficiente na parte externa da casa para poder colocar a planta. Lembrar sempre que ela precisa de espaço para poder crescer e se desenvolver.
Fazer um buraco com um metro de largura e quarenta centímetros de profundidade, para que haja espaço para que suas raízes possam crescer e se firmar.
* Depois, pegar a terra retirada do buraco e fazer com que ela passe por um tratamento com o propósito de adubá-la e, por fim, utilizar fertilizantes para que ela permaneça forte o suficiente para receber a planta e dar a ela toda a assistência necessária.
* Antes de plantar a orquídea, deve-se fazer necessário que a terra se mantenha úmida, a fim de evitar que ela fique seca. Só que, apesar de a orquídea gostar de umidade, essa deve ser medida de forma que não seja muito exagerada.
Recomenda-se que a irrigação aconteça de cinco em cinco dias, para que ela possa crescer de forma exuberante e sem muito exagero.
* O uso de pesticida e outros químicos com o propósito de evitar o aparecimento de insetos e ervas daninhas é algo que deve ser estudado com bastante cautela, haja vista que a orquídea é bastante sensível.
O ideal é que haja a utilização de pesticidas naturais que não agridam a planta.
* Em relação à iluminação solar, a orquídea chocolate deve ficar em um local que receba o sol de maneira fresca, sem intensidade nem muita radiação, sendo que ela gosta de curtir uma boa sombra.
* Não deixe de monitorar sempre a orquídea, principalmente no momento em que ela estiver nos primeiros passos de seu desenvolvimento.
É importante esse cuidado um pouco mais íntimo com a planta, haja vista que ela consegue todas as características que a fazem forte justamente nesse período de adaptação.
* Tome bastante cuidado caso você tenha animais de estimação. A orquídea chocolate não é venenosa. Porém, se o seu animalzinho não é muito chegado com um bom comportamento, pode ser com que a planta sofra com as suas investidas.
Adubação
A orquídea chocolate pode ser adubada com NPK 20-20-20. Basta diluir uma quantidade na água conforme descrito no rótulo da embalagem e com um borrifador fazer a aplicação nas raízes e folhas a cada quinze dias.
É de bom grado que se possa providenciar uma cerca para que esta planta seja protegida e possa crescer em paz.