Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas, é possível induzir o nascimento de uma muda clone que brotará na própria haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.
Mas se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.
Com o resto da haste que sobrar você faz o procedimento para obter mudas com a haste floral.
Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 cm, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor. Lembre-se de que as plantas jovens precisam de maior umidade, por isso, fique atento a rega até que as plantas se desenvolvam.
Com a haste floral
Material:
- Hastes florais
- Bandeja com tampa
- Esfagno
- 1 comprimido de Vitamina B. (compra-se em farmácia)
- Adubo de Crescimento (Maior proporção de Nitrogénio) o mais usa é peters
- Água Sanitária
- Água mineral
- Bandeja (Garrafa pet, tesoura, fita adesiva).
Modo de Fazer:
1 – Após a floração da phalaenopsis, corte a haste floral em pequenos toquinhos deixando uma gema de crescimento em cada um deles. Essa gema fica exatamente no nó de cada trecho da haste.
2 – Deixe as hastes em local seco por uns dois ou três dias para cicatrizar o local do corte.
3 – Com a unha, retire delicadamente a capinha que recobre a gema.
4 – Com uma solução de água sanitária (10%) e água mineral, esterilize o esfagno e a bandeja, deixando-os de molho por cinco minutos. Depois enxágüe bem em água corrente.
5 – Dissolva o comprimido de Vitamina B e um pouco de adubo peters de crescimento em 750ml de água fervida e esprema sobre o esfagno levemente. Depois coloque uma camada de dois centímetros de musgo e disponha os toquinhos da haste com a gema voltada para cima.
6 – Tape a bandeja deixando-a em um local fresco com 50% de iluminação. Pode ser dentro do orquidário.
7 – Espere que as mudinhas desenvolvam as raízes suficientes para serem transferidas para um vaso definitivo.
Tuesday, 19. June 2012
Mudas de phalaenopsis boa dica vou tentar
Tuesday, 18. September 2012
Eu já tinha lido algo sobre essa estufa p/hastes da phalaenopsis. Preciso conseguir alguma sobre de haste p/fazer essa experiencia. Adoro flores. Vocês teriam hastes da phal para me enviar????
Friday, 12. October 2012
ola saudações a todos… gostaria de saber se poderia usar fibra de coco no lugar do esfagno pois na regiao em que moro é dificil de se conseguir para comprar…obrigada por compartilhar….