Compreenda como a bromélia aérea funciona
Se sua planta for uma bromélia aérea, você provavelmente a comprou presa a um pedaço de madeira ou a outro objeto, colocada num vaso que continha pedras ou pedaços de árvore em vez de solo. Talvez nem haja um suporte para essa bromélia.
* Essas plantas sugam a umidade e os nutrientes do ar ao redor delas. Elas são especialmente duras se comparadas a outras bromélias, mas você ainda deve ficar de olho para lidar com problemas antecipadamente.
A maioria das bromélias do ar não consegue sugar umidade ou nutrientes somente com as raízes, e precisa ser colocada em madeira seca onde possa se segurar para se manter ereta. Variedades menores podem até ser presas à pedaços de pau, pedregulhos ou outros objetos.
* Antes de colocar um objeto sob a bromélia, se você suspeitar que o mesmo tenha sido exposto à água salgada, mantenha-o submerso em água destilada/de chuva por duas semanas, trocando o líquido frequentemente.
* Algumas espécies vendidas como bromélias do ar podem ter sistemas de raízes mais extensos, seja por causa do tamanho (exigindo maior suporte), ou por conta da capacidade de sugar umidade tanto do ar quanto da água. Ocasionalmente umedeça ao redor da base da planta se as folhas parecerem secas.
Bromélias aéreas tendem a nascer em ambientes desertos, e podem tomar mais sol que outras variedades. Porém, isso não é verdadeiro para todas as espécies.
Fique de olho para ver se as folhas secam.
* A maioria das bromélias aéreas é pequena, sendo essa uma ótima variedade para plantas caseiras. Ainda assim, as bromélias aéreas podem ser cultivadas no quintal. Elas tendem a ser mais resistentes que outras variedades, mas se darão melhor em climas quentes e devem ser trazidas para dentro de casa na época de geadas.
Bromélias aéreas exigem umidade extra do ar. Use uma garrafa de spray para borrifar água na superfície da planta ocasionalmente.
Pode ser que você tenha de fazer isso diariamente ou a cada dois dias caso cuide da planta num ambiente interno árido ou durante a estação de seca.
* Não regue a base da planta caso algum outro passo não tenha lhe indicado a fazer isso em situações específicas. Bromélias aéreas não usam suas raízes para sugar água. A água parada pode fazer a raiz apodrecer.
Bromélias crescem lentamente e, tipicamente, não exigem fertilizantes. Se quiser encorajar o florescimento ou o crescimento, você pode tentar fertilizá-la com alguma frequência, não mais que a cada duas semanas.
* Plantas aéreas podem ser fertilizadas apenas com fertilizantes líquidos, já que elas não puxam nutrientes pelas raízes. Sempre dilua uma parte de fertilizante líquido com de uma a três partes de água antes de borrifar.
Quando a bromélia eventualmente floresce, o que pode demorar anos e durar por vários meses, ela produzirá brotos. Use uma faca desinfetada para cortar flores mortas ou estruturas pontudas de apoio, já que as mesmas são pouco atraentes. Remova os brotos após eles terem crescido por diversos meses ou quando a planta começar a morrer.
* Desinfete a lâmina com álcool isopropil antes de cortar e tome cuidado para não danificar o corpo da planta.