As estações do ano estão relacionadas ao ciclo das plantas, desde à semeadura até a colheita. A primavera é a época do plantio e da germinação; durante o verão, as plantas crescem e se tornam maduras e no outono são colhidas.
Iluminação, temperatura, umidade são os fatores principais que mudam ao longo do ano e possuem uma influência muito grande em sua orquídea. O cuidado, portanto, deve estar em sintonia com as necessidades de cada estação.
Em nosso hemisfério (Sul) o verão inicia no dia 21 de dezembro, o outono se inicia em 21 de março. Após o outono temos inverno que se inicia em 21 de junho. Finalmente chega a primavera em 23 de setembro e um novo ciclo se inicia.
Os cuidados com as orquídeas na primavera
A primavera é sem dúvida o momento especial para as flores, elas parecem sentir a chegada da primavera muito antes das pessoas se darem conta.
Com as orquídeas não é diferente e já nos primeiros sinais de mudança de temperatura e aumento da luminosidade elas começas a brotar.
O aparecimento de brotações de folhas novas ou flores constitui o primeiro sinal que as plantas enviam para que você volte a lhes dedicar atenção e cuidados especiais, de maneira a auxiliar o desenvolvimento das plantas.
Esteja ciente do quanto as plantas estão recebendo de luz
A quantidade de luz que a planta recebe aumenta na primavera, tanto por causa da mudança da localização do sol, quanto pelo número de horas que o sol está fora. Mantenha-se atenta para queimaduras solares nas folhas e dê sombra às plantas quando necessário.
Regas
A primavera é um dos momentos mais difíceis de descobrir quando regar. Anote em uma agenda quando regar e fertilizar. É quase impossível manter um calendário por causa do número de dias nublados na primavera.
À medida que as plantas desenvolvem um novo crescimento, suas necessidades de água aumentam. Assim que os dias vão se tornando mais longos e a temperatura aumenta, todos os vegetais iniciam uma atividade muito maior na transformação de seus nutrientes e começam a perder mais água pelas folhas. Por isso, nessa época exigem regas frequentes.
Use um pulverizador com água em temperatura de meio ambiente para molhar suas plantas. Se a água é muito fria irá causar corrosão em suas folhas. Tenha cuidado para não encharcar seus exemplares. Forneça-lhes gradativamente, maior quantidade de água.
Adubação
O forte crescimento da planta no período torna necessária uma quantidade mais elevada de nutrientes para um desenvolvimento saudável.
Comece a adubação no começo da primavera. Mas, atenção, comece com uma dosagem bem baixa. Quando utilizar um fertilizante líquido, por exemplo, não forneça a dosagem máxima indicada, nas primeiras semanas. Prepare uma solução bem diluída, com a metade ou até um terço da dose recomendada.
Nunca adube a planta quando o composto estiver seco, pois a absorção será mínima. Depois das trocas de composto, também não fertilize, uma vez que durante três a seis meses o substrato novo terá todos os nutrientes de que a planta precisa.
Replantio
Em locais onde, no mês de setembro, não há mais perigos de geadas, será esse o momento para reenvasar as plantas. Antes de setembro, com frio, as orquídeas que ainda estiveram em condições de relativa dormência, depois de seu descanso anual de inverno, não devem ser replantadas até que tenham começado um crescimento ativo. Caso contrário, o choque do reenvasamento precoce é capaz de matá-la. Com certeza o melhor período para reenvasar as plantas são os meses de primavera.
Uso de fungicida quando envasar
Quando for envasar, molhe as plantas por alguns minutos em um fungicida/bactericida. Isso irá matar insetos, proteger e selar cortes de poda de raízes e de plantas e evita fungos e podridão bacteriana.
Limpeza dos vasos quando envasar
As envasar orquídeas na primavera, certifique-se de usar vasos limpos ou novos. Os vasos podem ser limpos por imersão durante a noite com cloro e água na proporção de uma parte de cloro e cinco de água.