As orquídea são flores bonitas e muito delicadas, que precisam de muitos cuidados para se manterem sempre bonitas. Precisam de uma temperatura, irrigação e luz adequadas. Também precisam que as tratem de imediato caso tenha algum fungo ou infecção por alguma bactéria.
O artigo abaixo você ficara sabendo as causas das folhas amarelas nas orquídeas e também alguns detalhes sobre os cuidados que precisam, desta forma poderá cuidar delas como merecem.
Excesso de luz e temperatura
Como já disse acima, as orquídeas são plantas com flores e folhas muito delicadas e precisam de muitos cuidados para se manterem em um bom estado de saúde, florescer e ficarem bonitas, trazendo alegria e serenidade onde estiverem. De seguida, uma explicação dos principais motivos para a sua orquídea ter as folhas amarelas.
A primeira coisa que se tem a verificar é a luz que as suas orquídeas recebem. Estas flores precisam absorver a luz natural, mas também é verdade que uma luz excessiva aumenta a temperatura da terra e as queima. De fato, um dos motivos pelos quais as orquídeas têm as folhas amarelas é porque se queimam com o sol. Daí a sua cor passar de ser verde a ter um tom mais amarelo.
Excesso de água
A quantidade de água com a qual rega as suas orquídeas também pode ser determinante na hora de saber por que tem as folhas amarelas. Quando as orquídeas recebem muita água, as suas folhas incham e se tornam de cor marrom ou amarela. Verá que a sua planta se torna macia e perde vitalidade. Se este for o seu caso, deverá apenas regar a sua planta com mais distância entre cada rega.
Fungos nas orquídeas
Muitas vezes os fungos nas plantas aparecem devido ao excesso de água, mas além disso há vários tipos de bactérias e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde da sua orquídea.
A maioria deles resolve-se comprando um produto específico de jardinagem em uma loja especializada em plantas e flores. Se o fungo for a causa de um excesso de água, poderia notar que as raízes apodrecem e tanto o talo como as folhas e as flores ficam mais macios, além de ver umas manchas brancas na superfície da planta. Para resolver esta situação, além de usar o produto que lhe indicaram na loja especializada em jardinagem, deverá fazer a rega mais distanciada.
Cuidados básicos das orquídeas
Estas plantas são delicadas, mas se souber bem como cuidar das orquídeas, encontrando o equilíbrio entre a quantidade de luz, calor e água que precisam. Siga estes passos simples para ter a sua orquídea sempre saudável e bonita:
* As orquídeas precisam de luz solar, mas não direta. Se tiver a sua junto a uma janela que recebe sol direto, coloque uma cortina na janela ou mude a orquídea de sítio.
* Se não conta com luz natural, pode instalar uma lâmpada especial para plantas, disponível em lojas específicas de plantas e flores.
* A água para regar as orquídeas não pode ter muito calcário. Precisa de água macia ou água destilada ou engarrafada para regá-las.
* Tem a opção de instalar um filtro de osmose inversa, hoje em dia vendem-nos a preços muitos acessíveis. São aparelhos que regulam o nível de pH, calcário e dureza da água ideal para a sua planta. Isto é ideal para quem tiver várias orquídeas.
* A drenagem da planta é importante. Nunca deixe que a sua orquídea se encharque, nem que seque. O ideal é encher a base do vaso com bolinhas de argila com água. Estas bolas irão manter as raízes úmidas sem as apodrecer.
* Regue-a por imersão uma vez a cada 15 dias aproximadamente. Isto significa que deve colocar o vaso com a sua orquídea em um recipiente com água, de maneira a poder absorver o líquido desde a sua base não pela superfície (por onde normalmente regamos). Não deve deixar que a água toque na parte superior do vaso, para a planta não se encharcar.
* Outra opção é usar vaporizadores, mas neste caso teria que vaporizar a sua planta praticamente diariamente.
* As orquídeas precisam de 40% de umidade no ambiente. Se vive perto do mar, abrir a janela umas duas vezes por dia é suficiente. Se não for o seu caso, pode instalar uma pequena fonte que mantenha a água em movimento e colocá-la junto da orquídea. Este truque aumentará a umidade do ar que a rodeia e verá que é uma opção que se torna decorativa.