É comum associarmos as orquídeas a aromas inebriantes e inconfundíveis. Frequentemente, estas plantas entram na composição de diversos perfumes famosos. A Cattleya labiata, por exemplo, é bastante conhecida pelo odor exalado por suas flores, o que torna esta orquídea única.
Há, no entanto, um seleto grupo de orquídeas cujos aromas distanciam-se daqueles clássicos perfumes florais. As flores destas curiosas espécies costumam exalar odores que nos remetem ao mundo da gastronomia. Por mais incrível que possa parecer, há orquídeas com cheiros de frutas, doces ou especiarias como veremos na seleção a seguir.
A famosa e cobiçada orquídea brasileira, Cattleya walkeriana, por exemplo, é conhecida pelo inconfundível perfume de suas flores, cuja característica mais marcante é sua semelhança com o aroma da canela.
Outra especiaria bastante utilizada na culinária, a baunilha, é extraída das cápsulas de sementes de uma orquídea pertencente ao gênero Vanilla.
Também há uma orquídea cujas flores exalam um aroma bastante adocicado, que pode nos remeter à baunilha. Trata-se do Oncidium Twinkle, que costuma ser encontrado em diversas colorações, branca, amarela ou vinho.
Não por acaso, esta orquídea é parente da famosa orquídea chocolate, apelido comumente dado ao Oncidium Sharry Baby. Esta é uma orquídea de longas hastes florais, com abundantes flores pequenas, em tons de vinho, que exalam um pronunciado perfume que lembra o chocolate branco.
Já a orquídea Oncidium pumilum, também conhecida como Lophiaris pumila, por sua vez, caracteriza-se por suas cascatas de minúsculas flores amarelas, cujo aroma característico nos remete ao mel.
Há, ainda, aquelas orquídeas cujos perfumes estão associados aos exalados pelas frutas. É o caso da Spathoglottis unguiculata, uma orquídea terrestre, que pode ser cultivada sob sol pleno, em jardins, ao contrário de suas parentes epífitas. Esta planta costuma ser chamada de orquídea grapete, graças ao aroma de uva exalado por suas flores.
As orquídeas Gomesa crispa e Gomesa recurva, por sua vez, são conhecidas por suas flores com cheiros cítricos, muito parecidos com o aroma do limão.
Nesta lista, podemos ainda incluir a Maxillaria tenuifolia, orquídea bastante apreciada pelos colecionadores graças ao odor de coco queimado de suas flores.
Por fim, vale lembrar que nem todas as orquídeas, necessariamente, apresentam perfumes agradáveis e apetitosos. A função do odor emitido pelas flores é a de atrair os agentes polinizadores, geralmente insetos ou aves, que garantem a reprodução da planta.
Neste sentido, há casos extremos em que a orquídea exala odores bastante estranhos, como o de carne em decomposição.
Neste caso, o objetivo é atrair as moscas varejeiras, que se encarregam de efetuar a polinização deste grupo particular de orquídeas.