A Stanhopea é uma orquídea curiosa, pois emana suas belas e grandes flores (em cachos com até sete centímetros) na altura das raízes.
Pela maneira como cresce sua inflorescência é imperativo cultivá-las em caixas de madeira vazadas, para que a haste floral possa pender sob a planta, penduradas por arames.
Ao acrescentar-se um pouco de areia e madeira podre ao substrato serão obtidos melhores resultados. Por serem plantas que ocupam considerável espaço, e cujas flores duram muito pouco, muitos orquidófilos deixam de cultivá-las, preferindo ocupar o espaço com espécies de gêneros menores, com flores mais duráveis.
São plantas relativamente difíceis de cultivar, são muito ornamentais pelas suas grandes e complicadas flores perfumadas, que entretanto duram apenas dois ou três dias. As principais diferenças para distingui-las residem no formato do labelo e número de flores.
A Stanhopea agrupa cerca de cinqüenta espécies epífitas, eventualmente rupículas, de crescimento cespitoso, distribuídas do México ao sul do Brasil, normalmente crescendo à sombra das matas úmidas ou sobre rochas abrigadas, onde há grande depósito de detritos.
A maioria das espécies, incluindo as mais extravagantes e coloridas, concentram-se no México, América Central, Colômbia e Equador, apenas seis espécies existem Brasil, podendo chegar a oito, conforme o autor que consultemos.
Suas espécies são bastante variáveis, parecidas, e difíceis de descrever de modo que o número de espécies consideradas aceitas não é consenso.
Uma espécie de abelha é o seu agente polinizador mais comum.
Por serem plantas que ocupam considerável espaço, e cujas flores duram muito pouco, muitos orquidófilos deixam de cultivá-las, preferindo ocupar o espaço com espécies de gêneros menores, com flores mais duráveis.
Saturday, 24. December 2011
EU fiquei muito contente entrando neste site,pois tenho uma stanhopea e nao sabia o nome,a minha e cor de laranja esta linda…..obrigada…..feliz natal!!!!
Friday, 12. April 2013
Boa tarde,o motivo de se comunicar com voces,é que sou apaixonado por ORQUIDEAS,e como aqui em maceio-al,está tendo uma exposição delas,como também comprei algumas,e por não ter a qualidade que obitive que é a stanhopea,amei demais as qualidades de flores que existem,tão bom termos na natureza belas plantas como a nossa rainha Orquidea.gilson
Wednesday, 27. November 2013
Boa tarde,tenho uma stanhopea mas ainda não floresceu não sei se estou cuidando adequadamente existe algum adubo especial para ela ou posso usar o mesmo das outras orquídeas, obrigada.
Saturday, 28. December 2013
olá! tenho uma stanhopea amarela clarinho( não sei o nome cientifico dela), e pelo segundo ano consecutivo ela solta o pendão com dois botões e eles murcham e caem antes de abrir a flor. não sei o que estou fazendo de errado e não quero perder a minha planta. antecipadamente agradeço se puder me ajudar. gratidão!