Família: Bromeliaceae.
Ambiente: Alta Luminosidade
Clima: Tropical
Origem: Equador
Época de Floração: Verão
Propagação: Sementes, Brotações
Mês da Propagação: Ano Todo
Persistência das folhas: Permanente
Esta espécie nativa do Equador é uma Bromélia de pequeno porte muito decorativa e uma das mais originais, com folhas de cor verde cintilante, tortuosas com espinhos de consistência rija, dispostas em rosetas compactas com cerca de 10 a 15 centímetros.
Várias semanas antes da floração a parte superior em volta do labelo das rosetas tornam-se vermelhas vivas. Suas flores são brancas granuladas, subtendidas ao nível do copo da planta.
Propagam-se por rebentos que surgem em pérfilos, distantes da planta matriz. Trata-se de uma das mais belas Bromélias de pequeno porte que é muito pouco conhecida e / ou utilizada nos espaços suspensos, nas placas dos jardins verticais. Ela é muito adequada para compor cestas de suspensão.
Por ser uma espécie epífita, são muito interessantes para composições verticais, principalmente por serem de porte pequeno e pendente. Seu cultivo deve-se dar com alta luminosidade sem a presença do sol direto.
Deve-se fornecer água da chuva ou água desmineralizada, para as raízes, bem como para a roseta, que deve ser mantida com água. O substrato deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Na primavera e no verão é recomendado adubá-las duas vezes no mês com adubo de orquídeas de forma a fornecer os minerais e o azoto de que as plantas necessitam.