As orquídeas são plantas encontradas nos mais diversificados formatos, em múltiplas cores e portes, em todas as plataformas continentais, menos na Antártida, mas são mais abundantes nas regiões de clima tropical.
As orquídeas, que se desenvolvem em cima de árvores à procura de suporte para atingirem a luminosidade, não são exatamente espécimes parasitas; elas se alimentam das substâncias decompostas que desabam dos arbustos e se depositam em suas raízes.
As orquídeas constam dos registros históricos há milhares de anos. Elas se reproduzem de diversas formas – naturalmente, particularmente através do método de disseminação de sementes; no cultivo por meio da separação de arranjos de vegetais ou touceiras; na cultura in vitro.
Embora abundem as variedades de orquídeas, são raras as utilizações destes arbustos além da função decorativa. Ainda assim, só uma pequena parte deles apresenta as condições ideais para a performance ornamental.
Mais de 25 mil espécimes de orquídeas já foram notificados até hoje, os quais se somam às incalculáveis variedades produzidas pelo Homem ou naturalmente. Elas medram nos mais variados contextos, em climas quentes ou frios; secos ou úmidos; nas máximas e mínimas elevações.
São encontradas nas regiões do hemisfério norte, tais como, Europa, Ásia e América do Norte. As circunstâncias climáticas nestas áreas são caracterizadas por fortes variações sazonais, calor mínimo e chuvas.
Tropicais:
A população tropical de orquídeas é composta por espécies que são tanto epífitas como terrestres. Ela estende-se a 23.5 graus ao norte e sul do equador, abrangendo cerca de metade da superfície da terra. Quase três quartos desta área específica são ocupadas por água.
As três principais regiões de cultivo de orquídea do mundo são:
1 – A zona tropical americana que se localiza ao longo de duas regiões distintas – as partes sudeste do Brasil e da região noroeste da Bolívia para o oeste da Venezuela, América Central até o sul do México. Este é o lugar de proveniências de Cattleyas, Oncidiums e outros gêneros semelhantes.
2 – África tropical onde os imponentes Angraecoids prosperam.
3 – A região Indo Mianmarense e a região do sudeste asiático, a partir dos Himalaias através de Assam, Mianmar, Tailândia, Malásia e Indonésia até as Filipinas e Nova Guiné é onde podemos encontrar as mais elegantes Dendrobiums, Cymbidiums, Vandas e Phalaenopsis.