As orquídeas Vandas são muito distintas e algumas dessas espécies enfrentam muita dificuldade para que sejam soltas mudas, ou também os chamados keikes. Com um crescimento vertical, elas precisam ter pelo menos 25 cm de raiz para que sobrevivam de forma saudável.
Como fazer a orquídea Vanda florir
Por mais que sejam espécies de fácil cultivo, é essencial que se tenha alguns cuidados para que a Vanda possa florir de forma correta, evitando ações que prejudiquem o seu desenvolvimento.
Para que as flores dessa orquídea comecem a florir, é necessário que sejam regadas ao notar uma raiz de cor acinzentada.
Precisam ser mantidas em temperaturas amenas, não borrifar água nos botões florais com constância em, por fim, o replantio pode ser algo que com o tempo venha a prejudicar a planta. Mantê-las penduradas em árvores e evitar substratos é a melhor forma de garantir uma floração bonita.
Quando realizar o replantio?
O replantio não é necessário para a maioria das espécies de Vanda. Pode ser feito, mas não é preciso para o bom desenvolvimento da espécie. A necessidade dessa prática está associada somente a problemas, como doenças e invasores.
Isso é ainda mais reforçado se a planta tiver sido pendurada em algum local ou caso esteja fixada em uma árvore.
Dessa forma, não é necessário que seja feito o replantio porque ela estará recebendo os cuidados e os nutrientes necessários para crescer de modo saudável. Caso seja feito o replantio por algum motivo, corte somente as raízes mortas.
Multiplicação da orquídea Vanda
Outro caso no qual pode ser feito o replantio após notar que a planta está com algum problema e não tem se desenvolvido de forma saudável, é arrancando as raízes mortas de cores acinzentadas e em seguida dividindo a planta em duas para que seja plantada novamente.
Essa técnica é chamada de multiplicação da orquídea. Nesse caso, ela será divida em duas partes que sejam plantadas em vasos separados para que assim se desenvolvam duas plantas saudáveis e que serão totalmente idênticas. Esse procedimento não é essencial, mas pode ser feito nos casos citados. ]
Como usar a orquídea Vanda na decoração
As orquídeas Vanda podem ser usadas de várias formas como decoração, visto que contam com uma resistência muito grande e adaptação positiva para permanecer em ambientes internos, desde que haja condições climáticas e também de luminosidade para isso. Para decoração é comum que se veja as plantas em cultivo suspenso, em vasos pendurados ou fixadas.
Também podem ser colocadas em painéis de madeira e cultivos em vaso, que são menos comuns visto que a planta fornece muito mais possibilidades. Outra opção muito utilizada são os jardins verticais, uma vez que as orquídeas se adaptam muito bem a esse tipo de cultivo.
Traga beleza e sofisticação no seu ambiente com a orquídea Vanda!
As variedades em cores e formatos das orquídeas Vanda trazem muito mais estilo para qualquer tipo de ambiente. Como podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos, essas espécies garantem um espaço alegre e cheio de cor.
Utilize essas orquídeas para criar vasos transparentes com água para mesas de centro ou até mesmo dê um ar mais moderno com o plantio vertical, pendurando-as em vasos diferentes e até mesmo discretos para garantir um ar de sofisticação.
As suas cores intensas chamam a atenção e podem beneficiar a decoração de salas, dando a impressão de um ambiente muito mais iluminado.