A dendrobium é uma orquídea originária da Ásia – China, Índia e Malásia e faz parte da família Orquidaceae. É uma orquídea que pode atingir até 1,50 m de altura, seus pseudobulbos são eretos quando novos e pendentes com a idade. As flores são de 5 a 8 cm de diâmetro, formam peculiar aos dendróbios, na cor amarelo-ouro vivo. As sépalas são lisas e as duas pétalas apresentam-se com as bordas onduladas levemente.
A pétala diferenciada tem mácula em marrom bem escuro e as bordas finamente recortadas, lembrando uma fazenda desfiada.
Quando olhada bem de vemos que ela se parece com a mamangava, uma vespa enorme e barulhenta que poliniza as flores do maracujá.
As flores do dendrobium reúnem em grande inflorescência na ponta dos ramos aparecendo na primavera e duram mais de uma semana. Pode ser cultivada em regiões de clima ameno a quente.
Adubação e propagação do dendrobium:
A adubação pode ser feita em várias etapas: para floração, reposição de nutrientes para crescimento da planta e para dar maior teor de elementos orgânicos para as raízes.
A adubação de florescimento é feita no outono, para propiciar nutrição para a floração de primavera.
Colocar adubo granulado NPK formulação 10-10-10, 1 colher de sopa em 1 litro de água e regar o substrato que deverá estar levemente úmido.
Para melhor ambiência, isto é, reprodução do habitat das orquídeas nas matas, colocar adubo animal de curral bem curtido em água num recipiente, revolver e coar.
Regar o substrato da planta com a mistura, fazer isto em qualquer época do ano, mas principalmente no início da primavera.
A adubação de reposição é feita após a floração ter passado e é feita do mesmo modo e com a mesma quantidade de adubo do procedimento para floração.
A propagação da muda de dendrobium é feita por sementes ou separação de touceira, mas recomendo a que se deixe uma grande touceira no vaso, pois o efeito decorativo é muito maior.