Originária da Ásia oriental, a Orquídea vanda, além de desenvolver lindas flores, é uma espécie de orquídea um tanto curiosa devido a forma como ela se desenvolve na natureza, sem a necessidade de suas raízes estarem em contato com o solo ou algum tipo de substrato.
Por ser uma espécie de orquídea aérea, a orquídea vanda pode ser cultivada em suspensão e suas raízes ficam pairando pelo ar, requerendo apenas de nutrientes em algum tipo de amarrilho para que ela fique fixa em algum local bem arejado.
Características da orquídea Vanda
Consideradas como uma espécie de orquídea monopodia, que significa que cresce para cima, a orquídea vanda necessita apenas de algum apoio para se desenvolver, como uma árvore, por exemplo.
Sua floração costuma ser anual e pode durar o ano todo se for mantido os cuidados para seu desenvolvimento. Como características das suas flores, está o perfume que algumas pode exalar quando estão crescendo.
Como cuidar da orquídea vanda?
Por mais que não necessite de cuidado com a escolha de um bom substrato para seu desenvolvimento, a orquídea vanda requer atenção em alguns pontos para que possa crescer e desenvolver suas flores durante o ano todo.
1- Escolha do vaso
O ideal é que a orquídea vanda seja cultivada em áreas externas, onde possa se desenvolver com o auxílio de algum tronco de arvore. Contudo, você pode cultivar essa espécie de orquídea com o uso de um vaso tradicional que possua furos em suas laterais e no fundo.
Dessa forma, as raízes da orquídea ficaram livres para se desenvolverem. Caso você faça a aquisição da orquídea e ela já venha em um vaso, o recomendado é de não fazer a remoça da orquídea do mesmo. Prefira manter no mesmo vaso e faça apenas o uso de algum cachepô bem espaçado, para que as raízes não fiquem presas.
2- Frequência das regas
Outro ponto muito importante para que a orquídea vanda se desenvolva corretamente, está na frequência das regas. O recomendado é de serem feitas regas frequentes, seja com um borrifador, com uma mangueira, desde que as suas raízes fiquem sempre com uma coloração verde.
3- Exposição a luz
De um modo geral, a orquídea vanda requer uma maior exposição a luz para que possa se desenvolver. Porém, ela não gosta de receber muita luz direta do sol por muito tempo, já que o sol pleno pode queimar suas folhas.
4- Adubação
Como citado mais acima, mesmo que a orquídea vanda não necessite do uso de um substrato para se desenvolver, é preciso manter suas raízes sempre bem nutridas.
Por isso, cuide para sempre manter suas raízes bem adubadas, fazendo a aplicação diretamente nas raízes, já que elas são como uma espécie de esponja e retem por elas os nutrientes necessários para seu crescimento.