Entre as espécies de orquídeas, a Orquídea oncidium está entre uma das orquidáceas mais desejadas pelos cultivadores de orquídeas, devido a beleza de suas flores com cores bastante vibrantes e muito perfumadas.
Originárias do México, esse tipo de orquídea também pode ser conhecido em algumas regiões do Brasil por Chuva-de-ouro e suas flores variam entre as cores verdes, amarelas, brancas, rosas e amarelas.
Tipos de orquídea Oncidium
Separamos a seguir, alguns dos gêneros mais conhecidos da orquídea oncidium para você conhecer, já que esse gênero possui um número imenso de espécies.
1- Oncidium sphacelatum
Essa variedade de orquídea do gênero oncidium, se caracteriza por suas longas hastes florais e pétalas que possuem uma textura que lembra algum material feito de cera.
Além disso, essa variedade de orquídea ainda possui em suas flores algumas manchas em um fundo amarelado. Aliás, a sua floração acontece principalmente no período do inverno.
2- Oncidium flexuosum
A Orquídea Oncidium flexuosum, é uma espécie pertencente ao gênero oncidium e é nativa da América do Sul. Aliás, ela é uma espécie muito encontrada no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste.
Além disso, em algumas regiões, ela pode ser chamada como flor dama dançante, já que suas folhas lembram uma pequena bailarina dançando.
3- Oncidium brunleesianum
Outra espécie de Orquídea do gênero oncidium que é muito encontrada no Brasil, é a Oncidium brunleesianum.
Natural de vários estados brasileiros, essa orquídea possui um tamanho pequeno e floresce em abundância.
4- Oncidum Harrisonianum
Destacando-se pela coloração das suas flores que podem variar entre o amarelo e o laranja, a orquídea oncidium harrisonianum é uma espécie muito encontrada em Minas Gerais.
Como cuidar da orquídea Oncidium?
Assim como outros tipos de orquídeas, os cuidados com as Orquídeas do gênero oncidium não são muito diferentes, bastando se regrar aos cuidados com a iluminação, o substrato utilizado e a frequência das regas.
1- Exposição a luz
Entre os cuidados necessários para que sua Orquídea oncidium se desenvolva corretamente, está o cuidado com a exposição da planta a luz do sol quando ela ainda está na fase de crescimento.
Portanto, quando ela estiver na fase de crescimento, o recomendado é deixar sua orquídea exposta a luz direta do sol por algumas horas até que ela comece a florescer.
Após começar a dar flores, ela já pode ser movida para um local onde possa se desenvolver a meia-sombra e peguei apenas um pouco da luz do sol da manhã e do final da tarde.
2- Regas
Outro ponto que exige um certo cuidado, está nas regas durante o seu crescimento. Por ficarem mais tempo no sol no início, é preciso que as regas sejam mais frequentes, devendo sempre cuidar para que o solo fique úmido. Você pode, inclusive, usar o teste do “dedômetro” para verificar as condições do solo.
Depois que forem para um ambiente com menor exposição a luz direta do sol, a frequência das regas já pode ser diminuída, devendo regar apenas quando observar que o solo já está seco.
3- Solo e adubação
Assim como as demais espécies de orquídeas, prefira cultivar a oncidium em um solo com boa drenagem e que seja rico em nutrientes. Para tanto, você poderá utilizar os adubos químicos e os adubos orgânicos para orquídeas.
Quanto a frequência da adubação, ela pode ser realizada 1 ou 2 vezes no mês, de acordo com o crescimento e necessidade da orquídea, não devendo exagerar na dose para não queimar suas folhas.