As orquídeas Vanda são muito usadas em arranjos e decorações devido às suas cores e beleza, que beneficiam qualquer tipo de ambiente.
Também são vistas em projetos de paisagismo pelo mesmo motivo. Suas variedades são incríveis e vale muito a pena investir no seu cultivo.
Vanda coerulea
A Vanda coerulea é uma das espécies mais belas de orquídeas e pode ser encontrada em diversos países, como China, Tailândia, Nepal e Índia. O seu cultivo é muito simples, mas é necessário que haja alguns cuidados específicos em relação à região que estas serão plantadas porque se adaptam melhor aos locais frios.
Essa espécie de orquídea se desenvolve em árvores ou até mesmo em cestos pendurados. Mas na natureza se adaptam melhor em associação com árvores. Para que cresça de forma saudável, a Vanda coerulea precisa de muita luz, mas essa deve ser indireta.
Vanda cristata
A variação Vanda cristata tem a sua origem no Himalaia, mas pode ser encontrada de forma muito comum em outras localidades como China e Nepal, por exemplo.
O cultivo dessa espécie pode ser considerado como relativamente fácil e elas podem ser plantadas em vários tipos de substratos e se adaptam a vasos de barro e plástico.
A floração ocorre ao final da primavera e também no verão. O habitat natural para essas flores se desenvolverem são as florestas subtropicais e tropicais.
A expectativa é que essas plantas, ao serem cultivadas através de sementes, desenvolvam flores após 2 anos de plantio.
Vanda denisoniana
A Vanda denisoniana é uma espécie que se desenvolve muito melhor em locais com climas quentes e é originária de países asiáticos.
A floração pode acontecer mais de uma vez no ano com os cuidados adequados, mas se mostra mais viçosa em períodos quentes.
O nível de cultivo dessa espécie é tido como médio e ela não exige cuidados muitos extremos. Para que possam se desenvolver positivamente, é necessário que o ambiente conte com uma umidade de média para alta. O tempo para floração após seu plantio é de cerca de 30 dias.
Vanda lamellata
A origem da espécie Vanda lamellata é nas Filipinas, mas também podem ser encontradas de forma bastante comum em vários países asiáticos.
A preferência delas é por climas quentes, nos quais conseguem se desenvolver e crescer. Em geral, as suas flores são pequenas e atingem cerca de 4 cm.
Para que possam se desenvolver de uma forma positiva, essas espécies precisam de um ambiente que lhes forneça luminosidade alta.
Não é indicado que recebam raios solares diretos, pois podem acabar sendo prejudicadas pelo excesso. São de fácil cultivo e se adaptam a ambientes internos.
Vanda tricolor
A Vanda tricolor é encontrada na natureza em florestas de altitude acima de 800 metros. São muito comuns em localidades como Laos e Sri Lanka, sendo encontradas de forma muito abundante nessas áreas que as favorecem porque há muita umidade no ar devido à altura.
A floração da Vanda tricolor acontece ao longo do outono e inverno e elas chegam a produzir até 15 flores de uma só vez, que atingem no máximo 7 cm de diâmetro.
As suas flores contam com um perfume único e são muito indicadas para ambientes internos.
Vanda teres
A Vanda teres é comum de localidades como Butão, China, Índia e Nepal. Chegam a atingir cerca de 2m e as condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento saudável são locais que possuam muita luminosidade, mas sem influência de sol direto, que pode prejudicar as suas folhas e flores. As suas flores são em formato de borboletas.
As flores dessa espécie aparecem na primavera e possuem um perfume muito distinto. São de cor rosa pálido e possuem o centro na cor amarela. Também existem algumas espécies menos comuns na cor branca.