Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dicksonia Sellowiana.

O xaxim é um caule de pteridófitas, pertencente à família da Dicksoniacea. Nativo no Brasil na floresta da Mata Atlântica. Antigamente era abundante nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Hoje a espécie é pouco encontrada e encontra-se ameaçada de extinção, devido à exploração pela produção do vaso.

Pode ser também conhecido pelos nomes de samambaiaçu, ou de samambaiaçu-imperial. Termos originados da língua tupi, com significado de samambaia grande.

O tronco é um caule ereto e cilíndrico, com raízes adventícias, ou seja, raízes que saem do caule e não da raiz embrionária. Aqui no Brasil a espécie mais conhecida é a Dicksonia Sellowiana.

orq.xaxim

Plantio de orquídeas em xaxim
Para plantar as orquídeas em xaxim, você não precisará de muitas técnicas, mas deve tomar um certo cuidado para que as raízes das orquídeas fiquem acomodadas corretamente, absorvendo nutrientes e água de todo o interior do vaso, com o substrato.

Primeiramente, escolha a espécie de orquídea ideal para a região onde você mora. As orquídeas são muitas, com muitas variedades. Escolha a que melhor está adaptada ao clima, umidade e temperatura de sua cidade.

Depois, pegue a muda com uma mão e revista as raízes com um pouco de xaxim já lavado. Mas também tome o cuidado, pois você deverá descobrir o caule da orquídea, deixar sem xaxim.

Depois é a hora de plantar. Coloque com cuidado a orquídea no vaso de xaxim e vá apertando aos poucos, acomodando a raiz coberta. Se for preciso, use bambus para dar sustentação para a orquídea dentro do vaso.

Dicksonia Sellowiana.-1

O xaxim e sua proibição
No Brasil, a comercialização do xaxim foi proibida por lei. Por isso, dificilmente você irá encontrá-lo para comprar. Isso se deve ao fato de que as espécies do xaxim estão ameaçadas, já que para a produção do vaso de xaxim, a planta inteira tem que morrer.

A espécie brasileira pertence à um dos biomas mais importantes, mas também o mais destruído de todos, a mata atlântica.

O xaxim é extraído do tronco de uma planta que pertence ao grupo das pteridófitas – sim, das samambaias. Ele possui um crescimento extremamente lento, com cerca de 50 anos para uma planta ficar adulta e pronta para ser extraída o xaxim.

Por isso, a produção dos vasos ocorre em uma velocidade muito mais alta do que o replantio da planta. É um grande prejuízo para a natureza.

Aqui no país então, o xaxim foi substituído pela fibra de coco. A opção mais próxima em características, do xaxim tradicional. A fibra de coco pode ser usada para a fabricação de vasos como o xaxim, mas também como substrato para orquídeas.

Orquídeas-em-Xaxins-2

Dicas para cultivar Orquídeas em xaxim
*
O xaxim é muito lento para se decompor. Por isso, na natureza, ou seja, nas florestas, normalmente os troncos fibrosos permanecem intactos por décadas. Por isso, saiba que será um substrato para suas orquídeas que irá durar anos e anos sem que você se preocupe em trocar.

* O nitrogênio que é decomposto no solo é consumido por bactérias que fazem a reciclagem da matéria orgânica, transformando o nitrogênio orgânico em uma forma consumível para que ele volte ao ambiente no formato de gás. Ou seja, é importante que este processo aconteça.

Para isso você deverá se preocupar em adicionar adubo e fertilizantes no seu vaso, já que o xaxim em si não é um substrato, mas sim um tronco, e não possui esse material naturalmente. Use fertilizantes em baixa concentração, com um regador.

* A fibra é uma ótima absorvente de água, além disso ela retém a água por muito tempo. Se juntar a necessidade da orquídea com a retenção de água da fibra, devemos supor que a rega deve ser menos frequente, correto?

Sim, em vasos de tamanho médio, a rega pode ser de 10 em 10 dias. De qualquer maneira, verifique sempre a necessidade da orquídea.

* Mantenha sempre o vaso em local fresco e ventilado. Entretanto o vento não pode ser forte. A temperatura deverá variar de acordo com a necessidade da espécie de orquídea escolhida.

Se for manter o vaso dentro de casa, escolha um local com iluminação indireta da luz solar. Se for manter o vaso em locais externos, tome o cuidado para não deixar que o sol ilumine a planta diretamente. As orquídeas não suportam.

* O tamanho do vaso de xaxim deverá ser proporcional ao tamanho da planta, se a orquídea for muito grande, ou tiver a tendência de ser muito grande, compre um vaso grande.

Na dúvida, observe o tamanho das raízes da muda. A raiz deverá ficar acomodada com espaço de sobra no vaso.

* Trocando o xaxim por fibra de coco, é importante saber que a fibra deverá ficar de molho em água por um dia inteiro antes de começar o plantio. Para melhorar, você pode usar uma mistura de casca de pinus com fibra de coco.

* Os elementos mais importantes para a saúde das orquídeas são: Fósforo, Nitrogênio, Potássio, Boro, Cálcio, Cobre, Cloro, Enxofre, Ferro, Magnésio, Manganês, Zinco, Molibdênio.

* Outras boas opções para substratos de orquídeas, como substituição para o Xaxim: Fibra de coco, pedra britada, carvão vegetal, musgo esfagno, argila expandida, caroço de açaí.

xaxim

Importante
* Nunca utilize terra no plantio de sua orquídea. A terra não dá os nutrientes necessários para a sobrevivência e floração das orquídeas. Para isso existem os substratos e eles não devem ser misturados com terra comum.

* A adubação ideal é a adubação orgânica. Quanto mais naturais forem os cuidados que você escolher, melhor será o resultado do crescimento de sua planta. Os adubos naturais, como o uso de esterco (ou alguns outros que vendem prontos) fornecem nutrientes para que ela cresça e floresça com saúde.

* Nunca deixe duas plantas muito próximas, principalmente no caso das orquídeas, que são muito sensíveis a doenças e pragas. Se uma planta estiver infectada, facilmente ela irá transmitir a doença para a planta ao lado e isso é um grande problema para as orquídeas.

* Não borrife água nas folhas das orquídeas. Isso conta como rega e poderá causar um excesso de água, o que também é um problema para as orquídeas.

barco1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.