Todas as espécies de orquídeas são identificadas por nomes latinos. Lineu, fundador do sistema binominal de classificação dos seres vivos, estabeleceu a regra de dois nomes latinos: o primeiro escrito com inicial maiúscula, indica o gênero a que pertence o indivíduo descrito; o segundo, também escrito em latim e com minúscula, identifica a espécie.
Além disso, inclui-se o nome do botânico que primeiro descreveu e publicou a descrição. Ex. Cattleya walkeriana Gardner.
Para indicar pequenas diferenças no tamanho, na cor, na forma ou no modo de desenvolvimento, algumas plantas recebem um nome adicional para a variedade (por exemplo, Cattleya mossiae var. waf gneri).
O nome destas espécies (variedades de cultivo) é impresso em caracteres romanos, entre aspas, depois do nome latino da espécie, que é impresso em itálico (Cattleya mossiae “Linden’s Champion”).
Um x minúsculo entre o nome genérico e o epíteto específico indica que se trata de um híbrido natural (Calanthe x vJeitchii). Um X maiúsculo entre os nomes de 2 espécies (Cattleya mossiae X Cattleya warscewiczii) indica um cruzamento artificial.
Tanto os amadores como os produtores comerciais criam continuamente novos híbridos; quando estes florescem é-lhes atribuído um nome com o qual são registrados. A partir daí, todas as plantas resultantes desse cruzamento ou de outros cruzamentos entre os mesmos progenitores tomam o mesmo nome.
O primeiro híbrido artificial, de orquídea, de que se tem notícia foi resultado de um cruzamento de Calanthe, feito em 1856 por Dominy, resultando Calanthe Dominyi. Para registrar oficialmente um cruzamento devem ser seguidos processos perfeitamente definidos.
Escolhendo as espécies
Algumas plantas podem ser cultivadas dentro de casa, em salas, terraços, ou ainda em quintal ou jardim, debaixo da copa de árvores. Para cultivo em espaço limitado deve-se evitar plantas grandes, já que ocupam muito espaço.
É melhor cultivar uma quantidade maior de plantas pequenas, que podem ser tão vistosas quanto as grandes e por serem em maior quantidade, florirão por período maior. Deve-se ter o cuidado de escolhê-las segundo as épocas de floração.
Para maior facilidade de escolha e cultivo, costuma-se dividir as orquídeas em três categorias:
De Clima Quente:
Toleram temperaturas mais elevadas, como as que acontecem em certas regiões do Brasil. Não se adaptam a temperaturas mais baixas que 15°C.
Intermediárias:
Vegetam melhor e florescem em temperaturas em torno de 35 °C.
De Clima Frio:
Encontram-se nas serras, montanhas e elevações do sudeste do Brasil, com temperaturas máximas que, raramente ultrapassam os 25°C e as mínima, por vezes chegam a a 0°C. São mais difíceis de cultivar no Brasil, por força das condições climáticas.
Cultivo
As orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de coco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
A seguir, listamos algumas orquídeas brasileiras segundo suas características, para quem se inicia no cultivo dessa bela planta:
Plantas de fácil cultivo:
Cattleya forbesii; Epidendrum ellipticum; Cattleya intermedia; Cattleya guttata; Miltonia Flavescens; Cattleya Bicolor; Oncidium ceboleta; Oncidium barbatum; Epidendrum radicans
Plantas de difícil cultivo
Acacallis cyanea; Laelia perrinii; Cattleya amethistoglossa; Cattlea nobilio; Oncidium concolor; Cattleya violacea; Miltonia candidai
Além das divisões que facilitam a escolha e o cultivo, podemos fazer mais uma: plantas que se adaptam ao nível do mar, geralmente quente, no Brasil, com alguma queda de temperatura à noite. Além disso, existe uma umidade relativa do ar bastante elevada ao longo do ano, o que é benéfico.
Por outro lado, o clima encontrado nas serras e no sul do país oferece menos calor no verão, com quedas acentuadas de temperatura à noite, e tem invernos muito frios. Tomando por base esses dois tipos de climas, podemos listar plantas que podem ser cultivadas ao nível do mar e as tipicamente de serra:
Nível do Mar:
Ascocenda; Cattleya; Dendrobium,Phalaenopsis; Phalaenopsis; Paphiopedilum de clima quente; Vanda.
Cattleya - tolera sol direto até 10 horas da manhã e depois das 16hs. Manter a planta em lugar bem ventilado. Pode ser cultivada debaixo de árvores ou dentro de casa, com bastante iluminação.
Dendrobium – tipo Phalaenopsis – pode ser cultivado junto às Cattleyas e praticamente com as mesmas técnicas de cultivo.
Phalaenopis – não gosta de frio, mas gosta de pouca luz, e sol direto no máximo até 9 horas da manhã e depois de 17hs.
Ascocenda, Rrnanthera e Vanda – tolera luz abundante e suportam sol pleno se estiverem em em lugar bem ventilado. Podem ser cultivadas debaixo de árvores de folhagem rala ou amarradas em troncos. Não gostam de vasos e preferem muita umidade devido a seu hábito de crescimento e que já não tem muitas reservas de água.
De Serras:
Cattleya; Cymbidium; Dendobrium nobile; Laelia; Miltonia; Paphiopedilum de clima frio
Phaliopedilum – tolera sol fraco de manhã ou à tardinha. Não tolera frio excessivo, podendo ser cultivado em vasos, na varanda ou perto de uma janela.
Dendrobium tipo nobile – Vão bem em troncos e em vasos. Não regar durante o inverno e quando a cana amadurece. Florecem no frio.
Cattleya, Laelia – necessita de bastante luz (exceto o sol do meio-dia) na primavera e/ou verão. Suportam temperatura abaixo de 10° C por pequenos períodos.
Cymbidium – no verão, conservá-la a meia-sombra. Cultivar em vaso ou debaixo de árvores de folhas ralas.
Tuesday, 5. April 2011
Gostaria que vc me ajudasse a identificara a especie de orquidea que eu comprei, disseram me ser DELPHIA OU DELPHIS mas nao encontrei-a aqui em seu blog, pode-me ajudar?a planta é epifita fixada num substrato com caule parecido com a dendobruim,um pouco mais fino,mas as folres nao sao da dendobrim,floresceu numa haste longa e reta,5 flores rosas mescladas com branco, as flores sao diferentes da CATLEYA,DEND,VANDA,REALMENTE NAO ENCONTREI NENHUMA das especies de seu blog, flores parecidas com a minha, pode me dizer as caracteristicas da minha especie?esta florescendo agora esse mes.