Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bromélia

No que concerne a habitat, as bromélias, costumam ser bastante específicas de maneira que têm preferência por regiões litorâneas ou montanhosas.

Podem ser terrestres, rupícolas (que se desenvolvem sobre pedras) ou epífitas (que utilizam outra planta como suporte para que possam obter luz e ventilação, mas sem comportamento parasita).

Uma das características mais predominantes das bromélias é o fato de que se mostram bastantes flexíveis no que diz respeito à adaptabilidade.

Podem crescer saudáveis tanto em ambientes com muita luminosidade como naqueles mais obscuros. Também resistem bem em regiões de temperaturas demasiadamente elevadas e quando cultivadas em solos pobres em nutrientes.

bromelias 2

Gêneros de Bromélias para cultivo
Por uma questão prática, devido a grande quantidade de espécies existentes, as bromélias foram divididas em grupos chamados de gêneros.

Existem mais de 50 grupos sendo que o critério para essa divisão diz respeito às exigências de cultivo e de nutrição que essas plantas fazem. Os gêneros apresentam necessidades de luz, substrato e regas distintos.

Consideram-se como os grupos mais comuns para cultivo: Nidularium, Aechmea, Dickia, Vriesea, Cryptanthus, Billbergia, Guzmania, Tillandsia e Neoregelia.

De maneira geral as bromélias podem ser cultivadas em vasos, porém, também é possível manter essas plantas sobre xaxins ou troncos. Plantas que pertencem ao grupo Tillandsias e cujas folhas apresentam tonalidade acinzentada não têm boa adaptação em vasos de maneira que preferem troncos.

Trata-se de uma planta versátil no que diz respeito a tipos de solo em que se adapta, podem ser drenados, não compactados e até mesmo um pouco ácidos.

Dicas práticas para plantar Bromélias
A seguir algumas dicas para realizar o plantio assertivo das bromélias.
*  Não se deve enterra demasiadamente as bromélias, a base das suas folhas deverá ficar acima do solo.

*  Cuidado ao usar um vaso muito grande, pois isso pode fazer com que haja umidade m excesso nas raízes.

* A planta deverá ser bem fixada, pois se ficar fazendo um movimento como que balançando poderá ter alguns danos no desenvolvimento de novas raízes. Se perceber que é necessário você poderá estaquear a planta até que suas raízes estejam devidamente desenvolvidas.

*  Para garantir uma boa drenagem é essencial que o vaso seja furado nas laterais ou no fundo. Acrescente ainda uma camada de pedregulhos ou cacos de telha.

bromélia

Regando suas Bromélias
Essas plantas gostam de ter suas raízes úmidas, mas é fundamental ter moderação, a dica é concentrar a rega somente nas folhas. Quando a temperatura estiver elevada é interessante borrifar água nas folhas, mas jamais na luz direta do sol.

As plantas que possuem folhas macias preferem ambientes mais úmidos do que aquele ideal para plantas de folhas rígidas.

Luminosidade
Boa parte das bromélias dá preferência para ambientes em que a luz é difusa. As espécies que tem folhas rígidas, que são espinhentas e estreitas costumam preferir mais luz inclusive sol pleno. Já as plantas que possuem folhas macias e de tonalidade verde tendem a gostar de ambientes de menor luminosidade.

As bromélias com tom avermelhado tendem a ficar desbotadas quando são mantidas em ambientes com menos luminosidade. Um indicativo de que as bromélias estão submetidas a pouca luminosidade é o escurecimento das suas folhas. Por outro lado se há luz em excesso as folhas tendem a ficar amareladas ou com manchas brancas (um tipo de queimadura).

Atenção a pragas e doenças
Bromélias embora sejam plantas com muita resistência não estão livres de serem atacadas por pragas, doenças e fungos assim como outras plantas. A questão mais relevante é o fato de que essas plantas tendem a ser muito sensíveis a ação de fungicidas e inseticidas uma vez que absorvem os agentes desses produtos em seu metabolismo.

Se o problema é o ataque de pulgões e cochonilhas a dica é diluir fumo em água e usar uma escova de dentes para remover as pragas.

O combate aos fungos pode ser feito a partir do uso de fungicidas elaborados a partir de sabão de coco previamente dissolvido em água, aplique com uma esponja. Jamais se deve usar fungicidas com base de cobre, pois esse ingrediente pode matar as bromélias.

bromelia-aechmea-fasciata

Floração das Bromélias
Ao longo de suas vidas, as bromélias, florescem apenas uma vez e após ter ocorrido a floração normalmente é desenvolvida uma brotação lateral que tem como função substituir a planta original que irá morrer. A maturidade e florescimento das bromélias acontecem em idades diferentes que podem ser desde meses até dezenas de anos.

Tem casos em que uma planta pode não florescer devido a falta de luz ou outro fator e em outros casos uma planta adulta pode florescer somente por passar por uma mudança ambiental brusca.

Os cientistas acreditam que as bromélias surgiram durante o período Cretáceo. Elas conseguiram se manter ao longo dos séculos por sua capacidade de adaptação e seus atrativos para animais dispersores (são plantas que produzem néctar e possuem flores bem coloridas) que ajudaram a propagar as espécies.

A formação da cadeia montanhosa dos Andes e da Floresta Amazônica foram preponderantes o fortalecimento das espécies de bromélias.

Nem todas as bromélias são epífitas, os estudiosos acreditam que esse comportamento se desenvolveu somente em algumas espécies do gênero que em algum momento da escala evolutiva se viram em locais com condições climáticas e geológicas bastantes restritas.

bromélia

Bromélias no vaso
Essas plantas são bastante apreciadas por seu aspecto ornamental, porém, além de sua beleza há algumas espécies que são reconhecidas como fonte de extração de compostos farmacológicos como, por exemplo, a Bromelia antiacantha conhecida popularmente como Caraguatá do Campo que é usada como base para a produção de xaropes para gripe, é encontrada no cerrado brasileiro.

Bromelia antiacantha

Também há algumas espécies que são produzidas com o objetivo de produzirem frutos como é o caso da Ananas comosus que dá origem ao abacaxi e a Bromelia karatas que é usada para a produção de fibras.

Ananas comosus

Bromelia karatas

As bromélias são mais do que espécies de plantas bonitas, elas podem dar origem a uma série de produtos e insumos.

Outono1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.