As Stanhopea são orquídeas originárias de países da América do Sul. Estão cada vez mais maior popularidade e têm bastantes razões para isso. As flores são grandes, diferentes, vistosas e muito agradavelmente perfumadas.
Elas começam a florir nos meses mais quentes da primavera e verão, prolongando-se por vezes até ao outono. É frequente darem mais do que uma floração no mesmo ano, com algumas semanas de intervalo.
É um gênero do qual é muito apreciado por iniciantes, leigos, colecionadores, conhecida popularmente como Orquídea Passarinho entre outros.
Planta nativa exclusivamente da América, ocorrendo desde o México até Brasil, sua principal forma de cultivo é sempre em caixetas, devido sua haste floral, que ocorrem por baixo sua inflorescência sempre em farto cacho floral, que além de extremamente exótico são geralmente perfumadíssimas.
Necessita de muita umidade e sombra com adubações regulares.
Assim temos de lhes dar espaço aberto para as hastes florais crescerem para baixo e abrirem penduradas, normalmente em cachos de duas a seis flores.
Como substrato de cultivo para estas orquídeas, costumo utilizar uma mistura para orquídeas mas acrescento-lhes mais casca de pinheiro de calibre médio (1 parte de substrato para orquídeas para 1 medida de casca de pinheiro) para dar uma boa drenagem e permitir que as flores possam furar o substrato sem dificuldades.
Temos que ter o cuidado de regar com alguma frequência porque as Stanhopea são orquídeas que gostam de uma umidade constante nas raízes sem ficar com o substrato ensopado.
Se as pontas das folhas começarem a ficar secas, é um sinal que a planta nos dá de que precisa de mais água.
Para obtermos plantas saudáveis e boas florações, devemos fertilizar com frequência estas orquídeas. Pelo menos duas vezes por mês.
Adubação
Adubar em intervalos regulares. A maioria dos produtores adubam toda semana ou a cada 2 semanas. Para plantas em casca de árvore usar a fórmula 30-10-10 alternando com 20-20-20, na época da floração que é no verão usar 10-30-20.
Replantio
Fazer depois a florada do verão, como a maioria das plantas que crescem o ano inteiro. Plantas que repousam no inverno podem ser replantadas na primavera.
As melhores floradas vem de grandes touceiras, assim cachepots grandes são normalmente utilizados. Substrato aerado mostram melhores resultados, assim como substrato de granulação média misturados com esfagno. Replantar a cada 3 anos.