Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Caleana major -1

A Caleana major pertence á família botânica das orquídeas típica das regiões leste e sul da Austrália, onde é encontrada em áreas ensolaradas de várzea, assim como em florestas abertas de eucaliptos e áreas costeiras pantanosas e também nos urzais próximo á costa.

É uma planta perene, mas floresce no final da primavera ou no início do verão. A planta costuma crescer até os 50 cm e suas flores têm de 15 a 20 mm. A planta é  terrestre e sua flor, como o próprio nome diz, lembra um pequeno pato em pleno vôo.

Por seu pequeno porte, e cores não chamativas, é bastante difícil encontrá-la na natureza. Apresenta apenas uma folha, simples, prostrada, longa e lanceolada, de cor verde-bronzeada, muitas vezes pintada.

Ela é rara e muito difícil de ser vista fora de seu habitat natural, mas sua beleza é encantadora. A Caleana major é mais uma planta que nos leva a admirar a Natureza com mais detalhes e apreço.

patovoador

Seu pequeno porte e cores costumam não chamar muito a atenção a não ser do seu polinizador que é atraído pelo formato peculiar de sua flor identificando-a como sendo a fêmea de sua espécie.

O processo de polinização desta exótica espécie é conhecido como pseudocopulação, uma determinada variedade de vespa depois de atraída pela beleza da flor fica aprisionada pela planta num sistema natural de armadilha que força a vespa a passar pelas políneas carregando o pólen.

Quando o inseto vem para investigar a flor, a cabeça do pato, o labelo, oscilando para baixo e empurra o bug no corpo do pato, que é na verdade uma bolsa vazia. Uma vez dentro, o inseto fica revestido de pólen.

A flor faz prisioneiro voar cerca de 20 minutos e depois deixa-o ir. Em seguida, o inseto voa para longe e encontra uma outra flor para colocar o pólen.

A Natureza é tão fantástica que a flor desta orquídea após sofrer a ação do polinizador logo se abre novamente para dar continuidade ao ciclo da vida.

pato-voador

A orquídea pato-voador floresce na primavera e verão e não podem ser cultivadas em viveiros por causa da deficiência em se criar as condições mínimas exigidas pela planta, condições únicas de seu habitat natural, sendo assim, se torna quase impossível de se admirar de perto um exemplar desta exótica e rara espécie de orquídea fora do seu ambiente.

As plantas florescem durante um ou dois anos, mas, por vezes, enfraquecem progressivamente até morrerem.

A flor é em geral marrom avermelhada, com 15 a 20 mm de comprimento e apresenta uma armadilha sensível à vibração e peso, que prende o inseto assim que o percebe, de forma que ele só consegue sair se passar pelas políneas, e desta forma acaba carregando o pólen da flor.

Após a saída do inseto, a flor se abre novamente, à espera de mais vespas. Ao tentar copular com diversas flores, a vespa acaba espalhando o pólen.

caleana major

Infelizmente ainda não foi possível cultivar ou propagar a orquídea pato em viveiro, visto que suas raízes tem uma estreita relação simbiótica com um fungo que só cresce no seu habitat.

O fungo parece ser responsável por proteger a orquídea de infecções, de forma que ao tentar cultivá-la longe do seu ambiente natural, ela perece rapidamente. Portanto, como a orquídea pato-voador é dificilmente avistada, é bem provável vê-la apenas em fotografias.

janela-café

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.