Esta é uma espécie de orquídea que, geralmente, quando a encontramos ficamos encantados com sua beleza florida! A oncidium é encontrada em muitas variedades de tipos, e essa orquídea e está espalhada amplamente na América do Sul.
Na verdade, ela é bem fácil de identificar devido sua característica principal um talo situado na base do labelo da flor.
Ela apresenta florões nas cores nas cores amarela, branca, rosa, marrom, alaranjada e tigradas (têm cores amarelas com pintinhas marrons, seu ciclo de vida é de longa duração e as flores variam conforme cada espécie.
Algumas flores podem surgir 2 vezes anualmente e outras somente 1 vez. Considerada bastante apreciada das oncidium é a Oncidium sharry baby, devido ter um agradável cheiro de chocolate.
Orquídea Chuva-de-ouro no Brasil
Ela é o clássico mais conhecido aqui no Brasil é o Oncidium variconsum de cor amarela. Sendo que ficou famosa por causa característica popular de Chuva-de-ouro!
Vale ainda lembrar que temos outras plantas, e até árvores, que são nomeadas assim. Pela mesma razão: dão cachos amarelos, belíssimos e fartos.
Ela cresce em trono de 40 cm e as hastes de onde nascem suas flores alcançam até 90 cm de altura.
E suas flores conservam-se sempre lindas e viçosas por 15 ou 20 dias! Isso permite que essa planta tenha sempre muito destaque onde é exposta.
É fácil plantar e cuidar da Orquídea Chuva-de-ouro
Esta espécie é epífita. Na verdade, ela gosta de morar em troncos de árvores, aproveitando os nutrientes de suas folhas e outros fragmentos que se assentam próximos à suas raízes. Desse modo, suas raízes são embrulhadas por uma casca fina chamada velame.
Em sua maioria, as orquídeas não gostam da luz direta do sol. Ela é uma planta bem distinta porque ama meia sombra e muita luminosidade.
Contudo, essa luminosidade não significa sol direto e nem tão pouco indireto. Imagine o habitat natural dessa planta com a umidade e ela acolhida pelos galhos de árvores. Elas permanecem iluminadas somente pelas frestas solares.
Vaso ou tronco: onde é melhor plantar a Orquídea Chuva-de-ouro?
Pra falar a verdade, tanto faz. O que deve ser levado em consideração que substrato vai melhor no ambiente onde a Chuva-de-ouro vai morar. Quem preferir mantê-las em vasos, que pode ser de barro ou plástico.
Sendo que suas raízes são finas e normalmente se espalham rapidamente. Outra maneira de cultivar o plantio, é utilizando as placas de fibra de coco para ater suas mudas. Estas precisam ser bem amarradas atenciosamente com barbante ou sisal.
Para esse processo podemos ainda usar cascas, lascas, pedaços de madeiras que achamos tanto no fundo de quintais quanto em lojas especializadas.
Especialistas afirmam que essa espécie, a oncidium é muito eclética. De modo que se ajusta muito bem em clima tropical, semitropical, equatorial e oceânico e podem viver em temperaturas entre 14º e 35ºC.
Comumente, assim que acontece a floração, nascem brotos novos acoplados aos pseudobulbos mais antigos. Esse é o momento propício para realizar o desdobramento das mudas.
Separe-as em três pseudobulbos e leve para ser plantada em vaso aparelhado para recebê-los. Finalmente, a Chuva-de-ouro é mais uma amostra esplendorosa entre as várias espécies de orquídeas.