Este gênero de orquídea conta com cerca de 80 espécies, mais uma vez distribuídas pela América Central e também na América do Sul.
São plantas de difícil cultivo e não são aconselhadas para iniciantes, visto que necessitam de um período de seca (durante o inverno), quando as folhas caem, e muita água quando os novos brotos estão se desenvolvimento.
Este tipo de orquídea cresce bem em casca de peroba e também pode ser cultivada em vasos de material fibroso.
A rega, como foi dito anteriormente é um fator de preocupação: deve-se tomar muito cuidado ao regar as plantas evitando que as folhas e brotos sejam molhados, desde modo a chance de sucesso é maior. Quando os novos brotos estão desenvolvendo-se e chegando à maturidade, além de água, necessitam de boa fertilização.
Flor feminina
Flor masculina
Cultivando-se as plantas sob plena luz serão obtidas flores femininas com maior facilidade, enquanto que sob menor luminosidade serão obtidas flores masculinas.
As flores masculinas possuem colorido e forma bem distintos e bem diferentes entre as espécies, enquanto que as femininas são geralmente similares e de colorido verde ou amarelado.
A orquídea Catasetum tem a necessidade suscetível ao ataque de ácaros.
Adubação
Adubar e regar regularmente produz pseudobulbos fortes. Use a formulação 30-10-10 enquanto as plantas estiverem em crescimento, diminua a frequência à medida que os pseudobulbos formem.
A formulação 10-30-20 deve ser usada no outono para estimular a floração. Aplicar com frequência soluções de concentração fraca é mais eficiente que aplicar concentrações fortes de vez em quando.
Replantio
O replantio deve ser programado para coincidir com o início das nova brotações, normalmente na primavera. Novas raízes serão produzidas rapidamente nesta época e as plantas sentirão pouco impacto.
Estas plantas possuem uma vigoro sistema radicular e requerem um rico substrato úmido durante a estação de crescimento. Muitos produtos deixam as plantas com as raízes nuas durante o período de descanso da planta para mantê-la seca neste período.
Substrato fino são comuns pra vasos pequenos e granulação média para vasos maiores. O esfagno tem sido usado com sucesso pela capacidade de reter água e o adubo. Podem ser plantadas em estacas ou placas é mais fácil de cuidar no período de dormência, mas é mais difícil no período de crescimento.