Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cyrtopodium-flavum

Natural da América do Sul, essa planta, que é da família das orquídeas, costuma florescer da primavera até o início do verão, com flores perfumadas que duram cerca de 30 dias.

Como cultivar a sumaré-da-praia
O cultivo dessa planta não tem muito mistério não. O ideal é fazer o plantio em vasos grandes ou diretamente no solo, fazendo uma mistura de substratos: turfa adubada, areia grossa lavada, terra vegetal e húmus de minhoca. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso, utilizando argila expandida ou pedaços de pedra.

O clima ideal para a sumaré-da-praia
Pode vir, calor. A sumaré-da-praia gosta de sol pleno e forte – se você tem um jardim bem ensolarado, é lá mesmo que ela deverá ficar. No entanto, é preciso caprichar nas regas, especialmente durante a primavera e o verão.

O ideal é molhar as plantas no começo da manhã ou no final da tarde, sem excessos, claro. No inverno, a planta costuma adormecer e é o período para diminuir as suas regas. Sua adubação pode ser realizada periodicamente com matéria orgânica.

Floresce entre a primavera até o início do verão, em hastes florais acima da folhagem, contendo em torno de 150 flores, com 2,5 a 4,0 cm de diâmetro cada, perfumadas e que duram cerca de 30 dias. Essa orquídea não entrega recompensas aos seus polinizadores.

Ela ocorre em elevações que variam do nível do mar a 1.100 m. Aprecia clima ameno a quente, vegetando em solos arenosos ou rochas. Deve ser cultivada em vasos de plástico grandes com as seguintes sugestões de substrato.

Cyrtopodium flavum

Um preparado com uma mistura de uma parte de turfa adubada, duas parte de areia grossa lavada, uma parte de terra vegetal e uma parte de húmus de minhoca com um fundo de drenagem ou, substrato preparado com três partes de areia, uma parte carvão vegetal, uma de casca de pinus de pinus e uma de pedra brita.

Pode ser cultivado em canteiros também, diretamente no jardim, em berços preparados com boa drenagem e utilizando um dos substratos anteriores.

Deve ser cultivado sob sol pleno, com regas frequentes na primavera e verão, mas sem encharcamentos. Durante o inverno, a planta entre em dormência, ocasião em que devemos diminuir as regas.

Muito cuidado com os brotos novos que tendem a apodrecerem com o excesso de água. Adubação mensal pode ser realizada com adubo orgânico do tipo AOSP ou similar polvilhado por sobre o substrato.

Cyrtopodium flavum1

Um NPK equilibrado, de longa duração do tipo cote também é indicado, com dosagem conforme orientação do fabricante.

A faixa de temperatura para o seu crescimento é ampla, variando entre 11 a 32ºC. Embora seja uma planta de sol pleno, em orquidário pode ser sombreada a 30%, sendo que o ideal é que a luminosidade seja superior a 52.000 lux.

Aprecia umidade relativa do ar de 60 a 70%, com boa ventilação. Sua multiplicação é feita por divisão das touceiras, permanecendo cada nova muda com pelo menos quatro pseudobulbos adultos e interligados pelo rizoma, bem enraizados e com uma brotação guia.

primavera

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.