Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Leptotes_bicolor

Leptotes bicolor é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que habita áreas mais secas da mata atlântica da Bahia ao Rio Grande do Sul, no Brasil e também o leste do Paraguai.

São pequenas plantas, que pela morfologia vegetativa poderiam ser comparadas a pequenas Grassavolas, devido a suas folhas roliças.

Apresentam rizoma curto e pseudobulbos  muito pequenos que quase imperceptivelmente prolongam-se em uma longa folha carnosa teretiforme, ereta ou pendente, que apresenta um sulco mais ou menos profundo na face.

A inflorescência é apical, curta, e comporta de uma a diversas flores grandes se comparadas à dimensões da planta, mas pequenas quando comparadas às orquídeas mais frequentemente cultivadas.

As flores apresentam-se meio tombadas, em algumas espécies formando conjunto de aspecto muito vistoso. As flores geralmente são de coloração brancas, com labelo manchado de púrpura ou lilás.

Leptotes-bicolor

As pétalas e sépalas são parecidas, o labelo é trilobado, possuindo garras que se prendem aos lados da coluna. Esta é curta e possui seis polínias de tamanhos desiguais, quatro grandes e duas pequenas.

Pertence ao grupo de folhas longas, e flores estreitas. Pode ser reconhecida por sua floração geralmente abundante, de flores estreitas com segmentos brancos e labelo púrpura vivo, sendo a mais vistosa das espécies.

Planta produzida com cruzamento de sementes visando o melhoramento genético da espécie. Como cada exemplar são únicos, pode haver variações de tonalidade e tamanhos entre plantas de um mesmo lote.

Seu cultivo é relativamente simples. Ela gosta de ventilação, umidade, além de muita luz indireta (ou seja, sem raios solares diretamente na planta) e ambientes com temperatura entre 18 ° e 25 ° C. Se a temperatura não estiver nesta faixa pode haver inibição do florescimento e a interferência na qualidade das folhas e flores.

leptotes-bicolor-2

A coloraçâo das folhas indica se a luz que elas recebem está adequada ou não . Folhas muito escura é sinal de pouca luz, o que pode comprometer a floração. Folhas muito claras como um verde amarelado indica excesso de luz.

Sempre coloque o vaso com a frente da orquídea (onde apresentam brotos novos) virada para o lado que apresenta maior luminosidade. Podem ser plantada em substratos à  base de fibra de coco em cubos, casca de pinus, pedra brita e musgo esfagno.

noite de luar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post