A Natureza é tão perfeita que sempre encontra maneiras para garantir a reprodução da espécie mais facilmente. Este é o caso desta bela espécie de orquídea que ao longo do tempo foi se aprimorando nesta arte de atrair o polonizador.
A orquídea aranha-borboleta distingue-se pelo seu amplo, labelo achatado que favorece a aproximação do polonizador. Floresce no final de Setembro e encanta com sua beleza extraordinária.
Caladenia lobata é uma espécie de orquídea geófita, da família Orchidadeae, natural do sudoeste da Austrália, onde cresce em grupos esparsos ou ocasionalmente grandes colônias, em bosques, ou locais de vegetação arbustiva, charnecas e afloramentos de granito, em áreas de solo bem drenado mas ocasionalmente em áreas sazonalmente alagadiças.
São plantas com uma única folha basal pubescente com marcas proeminentes púrpura perto da base, e uma inflorescência rija, fina e densamente pubescente, com uma ou poucas flores, que vagamente lembram uma aranha, muito estreitas, caudadas, e bem esparramadas, normalmente pendentes.
Em conjunto formam grupo bem vistoso quando sua floração é estimulada por incêndios de verão.
Pertence a um grupo de cerca de vinte espécies, , que distingue-se dos outros grupos de Caladenia por apresentar diferente tipo de pubescência nas folhas e inflorescências.
Tem o labelo verde com extremidade marrom, raramente pendurado firmemente, mas sim delicadamente, de modo que treme com o mais leve movimento, com dentes laterais verdes e muito longos lembrando um pente, de onde o nome da alliance; flores verdes a amareladas com listas centrais longitudinais.