As orquídeas são plantas sensíveis cuja sobrevivência depende muito da quantidade e da qualidade da água que lhe é fornecida.
No seu habitat natural estas plantas vivem penduradas das árvores e recebem apenas a água das chuvas. Por isso, a água da chuva é a água preferida pelas orquídeas.
É aconselhável a utilização de água recolhida nos dias de chuva ou uma água, tal como a da chuva, com o mais baixo teor possível de minerais, de preferência abaixo dos 200 mg/l.
Esse dado pode ser obtido através da leitura da tabela de composição química existente em todas as garrafas à venda no circuito comercial.
Regue as suas orquídeas com pouca água mas com frequência,uma vez por dia ou uma vez a cada dois dias, porque as suas raízes necessitam de estar umedecidas e porque o substrato habitualmente utilizado retém pouca água.
Lembre-se que o habitat natural das orquídeas possui umidades elevadas. Por isso, pulverize também as folhas, mas vez por dia, evitando salpicar as flores para não as manchar.
Durante o período de floração adicione adubo líquido diluído na água da rega,uma vez por semana.
Coloque a sua orquídea num lugar bem iluminado, mas sem sol direto.
Pode utilizar uma base / prato de barro, deixando-a molhada no fundo, de modo a aumentar a umidade do ambiente próximo da planta.