As formigas raramente causam dano direto às orquídeas. As folhas grossas das orquídeas não são muito interessantes para alimentação destes insetos. Geralmente elas procuram os vasos de orquídeas, para construírem seus ninhos, pois é um ambiente seguro, protegido e fresco.
Formigas colocam ovos sim. Na verdade, a rainha coloca os ovos e as operárias cuidam para que sejam protegidos. Os ovos eclodem em pouco tempo, e deles surgem as larvas que se transformam em pupas. Ampbas são brancas e grandes e provavelmente são os “ovinhos” que você viu. As formigas operárias tratam de proteger as larvas e pupas carregam elas para um local seguro na ameça do perigo. Depois da fase de pupa, surgem as formigas adultas.
As formigas podem ser benéficas, maléficas ou inertes às orquídeas. Algumas espécies de orquídeas se associam a formigas dando-lhes abrigo, em seus pseudobulbos ocos, em troca de proteção contra os predadores. Dois gêneros tropicais, Caularthron e Myrmecophila, têm entrada na base do pseudobulbo para prover moradia às formigas.
As formigas com efeito maléfico são as açucareiras, que criam verdadeiras fazendas de cochonilhas e pulgões sugadores de seiva. Elas carregam e protegem estas pragas pois elas produzem um excremento adocicado, que é aproveitado pelas formigas. Portanto, quando observar formigas em orquídeas, deve-se procurar por estas pragas, nas folhas, brotos e raízes. Neste casos, a eliminação das formigas, impede a propagação da praga de uma planta a outra, mas a praga também deverá ser combatida com inseticidas específicos.
Como citado anteriormente, as formigas podem ter apenas escolhido o vaso como moradia e não fazem mal algum à orquídea. Mas é sempre bom verificar o que elas estão aprontando por ali.
Wednesday, 1. May 2013
Gostaria de saber se tem algum produto para jogar nas minhas orquideas, tem uma especie de formiga que ataca as flores , roendo as beiradas delas, tirando toda a beleza das flores. se puder me ajudar agradeço.